Em encontro com ministro, Ricardo Ayres busca investimentos para expansão da pesca no Tocantins

O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO) se reuniu com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em Brasília, na terça-feira (14). O objetivo da audiência foi buscar investimentos para a expansão da pesca no Tocantins, incluindo a criação de novos parques aquícolas.

Durante a reunião, o deputado destacou a importância da pesca para a economia do Tocantins e apresentou projetos que visam a melhoria das condições de trabalho e infraestrutura dos pescadores locais. Ayres também ressaltou a necessidade de investimentos para a criação de novos postos de trabalho e o aumento da produção de peixes no Estado, que já ultrapassa 290 mil toneladas ao ano nos reservatórios de São Salvador, Peixe Angical, Lajeado e Estreito.

“É preciso que o Governo lance programas específicos para as diferentes regiões do país, levando em consideração suas realidades. O Tocantins tem um potencial enorme. Devido às características do meio ambiente, somos capazes de criar tilapias até dois meses mais rápido que os principais estados produtores. Nossa qualidade e a quantidade de recursos hídricos nos qualificam para se tornar um dos protagonistas na produção de peixes no cenário nacional”, exemplificou Ricardo ao ministro.

Desafios
Segundo Ricardo Ayres, existem obstáculos que ainda precisam ser enfrentados para aprimorar a atividade comercial, especialmente em relação à logística de transporte. “O mercado local é significativamente menor em comparação às regiões Sul, Sudeste e Nordeste, e a logística é mais desafiadora. É preciso uma cadeia de produção mais estruturada”, ponderou o deputado, mencionando a dificuldade de alcançar os principais mercados consumidores, que estão distantes do Tocantins.

Compromisso do Governo

O ministro André de Paula, ouviu atentamente as demandas do deputado e se comprometeu a estudar formas de viabilizar investimentos para a expansão da pesca no Estado. Ele também destacou a importância do setor para o país e reforçou o compromisso do governo federal em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais