Governador Wanderlei Barbosa entrega 110 novos leitos no HGP após espera de dez anos

O governador Wanderlei Barbosa entregou na terça-feira, 14,  110 novos leitos no Hospital Geral de Palmas (HGP). São 50 unidades de terapia intensiva (UTI), 30 leitos de pronto socorro e outros 30 para quimioterapia no novo ambulatório da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que conta ainda com 20 consultórios médicos para atendimento a pacientes em tratamento contra o câncer.

Assim que chegou na unidade, o Chefe do Executivo conheceu as novas alas e equipamentos instalados e prontos para atender à população. Também vistoriou partes das novas edificações, ainda em andamento, e garantiu que a ampliação completa do HGP será entregue até o fim deste ano.

As obras avançam com rapidez para que sejam entregues no fim do ano, daqui 9 meses, como nos garantiu a empresa. O Governo do Tocantins tem aportado recursos para que o projeto final do hospital ande com celeridade”.

Wanderlei Barbosa

As obras de ampliação do HGP tiveram início em 2013 e passaram por diversas interrupções nesses quase dez anos de execução, até ser retomado efetivamente em 2022, já sob a atual gestão. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, 89% das obras já estão concluídas e já foram investidos R$ 95 milhões. “Estamos dobrando a capacidade de atendimento do HGP com quase 28 mil m² de área construída. Isso tem sido possível graças ao comprometimento da atual gestão e à recuperação fiscal do Estado”, destacou o secretário.

Unacon

O novo ambulatório da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) vai ofertar 30 leitos de quimioterapia, sendo 20 unidades para adultos e dez infantis. O centro oncológico é responsável por prestar atendimentos especializados nas áreas de Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Onco-Hematologia, Oncologia Cirúrgica, Ginecologia, Mastologia, Urologia, Dermatologia, Clínica da Dor e Cuidados Paliativos.

O novo ambulatório da Unacon contará com 20 consultórios médicos, atendendo oncopediatria, urologia, hematologia, ginecologia, odontologia, oncologia clínica, ortopedia, psicologia, assistência social e outros. O espaço também terá brinquedoteca, visando garantir humanização e tornar o ambiente receptivo e acolhedor às crianças em tratamento, além de laboratório, farmácia e sala de procedimentos.

Obras

Além das alas entregues na terça-feira, seguem em execução as obras para acomodação de mais 24 leitos de pronto socorro, que passará a ter um novo serviço, com ala específica, 16 leitos para inalação, 50 leitos de UTI, ampliação da cozinha e refeitório e execução dos eixos públicos, de modo a garantir acessos externos e internos a toda unidade.

O governador Wanderlei Barbosa também destacou a execução das obras do Hospital Geral de Araguaína. “Lá em Araguaína havia Ordem de Serviço para 24 meses, mas sem pagamento as obras não andavam. Nós fizemos um aporte de R$ 70 milhões e a obra andou. Por lá, o nosso compromisso é entregar a unidade em 16 meses”, afirmou.

Hospital de Amor

O governador Wanderlei Barbosa destacou ainda a parceria entre o Governo do Tocantins e o Hospital de Amor de Palmas. A unidade terá dez leitos à disposição no HGP para dar continuidade ao tratamento de seus pacientes com câncer.

Nós estamos trazendo o Hospital de Amor aqui para dentro. Dessa forma, vamos melhorar o atendimento às pessoas com câncer, porque muitos precisavam ir até Barretos para se tratarem, mas grande parte deles terá atendimento aqui mesmo em Palmas de agora em diante”, encerrou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais