Nova onda de calor atinge o Tocantins e temperaturas podem passar dos 40ºC

Uma nova onda de calor está atingindo o Tocantins e mais 15 estados da federação dessa quinta-feira, 14, até este domingo, 17. O alerta do aumento da temperatura foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a previsão é que o clima fique 5°C acima da média prevista para o mês de dezembro, ou seja, alguns municípios tocantinenses podem registrar temperaturas entre 38°C e 40°C.

Como o calorão deve atingir em média 90 cidades do Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) orienta que toda a população, em especial, os públicos mais vulneráveis, (idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes), fiquem atentos aos quadros de stress térmico, que pode resultar em mal-estar, transpiração excessiva e dores de cabeça.

“Como ocorre uma maior perda de água devido ao calor, recomendamos que as pessoas bebam muita água para compensar o que é perdido. E é importante lembrar que os familiares, tanto de crianças pequenas, quanto de idosos, devem oferecer água constante para garantir uma hidratação adequada. A comida também deve ser leve, dando preferências para as frutas e as saladas”, frisa o técnico do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais e/ou Tecnológicos (Vigidesastres) da SES-TO, Everton Ribeiro.

Ao passar mal, é recomendado à população que procure os serviços de saúde para saber qual é a melhor forma de tratar e reduzir o desconforto gerado pela insolação, pois se não for tratada com urgência, a insolação grave pode levar à morte. Fique atento aos sintomas e procure ajuda médica rapidamente em caso de exposição excessiva ao sol ou quando identificar algum desses sintomas.

Dicas para cuidar da saúde nas altas temperaturas

Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 9 e 16 horas;  Use chapéus e óculos escuros (especialmente para pessoas de pele clara). Proteja as crianças com chapéu de abas; Use roupa solta, de preferência de algodão, e aplique sempre protetor solar; Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados; Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;  Os recém-nascidos, as crianças, os idosos e as pessoas doentes podem não sentir sede. Ofereça-lhes água!; Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar; Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais