Após episódios de violência, armas artesanais são encontradas no Case de Palmas

Uma vistoria realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas encontrou várias armas artesanais em posse dos menores que estão na unidade cumprindo medidas socioeducativas.

A vistoria aconteceu após um servidor ser ferido na altura do peito com um “chuncho” que é uma espécie de faca improvisada. O servidor foi atacada por um adolescente.

Em menos de cinco dias, esse foi o segundo episódio de violência envolvendo o Case. Na semana passada, uma briga com vários adolescentes durante uma atividade esportiva resultou em um servidor e um jovem ferido.

Uma das críticas da Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins (Assoeto) é sofre a falta de equipamentos de segurança para proteger os agentes que atuam na unidade.

Em nota, a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) informou que que o processo de aquisição de novos uniformes para os agentes de segurança socioeducativo está em andamento. Já os equipamentos citados pelo representante dos agentes do sistema socioeducativo, a Seciju esclareceu que é preciso regulamentação para uso, em função do atendimento prestado aos adolescentes.

Sobre a vistoria a Seciju disse que houve a inspeção e que as vistorias para coibir esse tipo de material nas unidades são realizadas periodicamente, a fim de garantir maior segurança no Sistema Socioeducativo. A pasta disse que não foi encontrado nenhum material oriundo de fora da unidade, e que foram aprendidos apenas objetos artesanais.

A pasta destacou ainda que possui um plano de segurança, publicado em portaria em março de 2022, em que estabelece “diretrizes para rotinas de segurança interna, externa e preventiva nos Centros de Internação e nas Unidades de Semiliberdade a partir das normativas legais estaduais, nacionais e internacionais”.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais