Crueldade e matança; Envenenamento de gatos é um problema crônico em Palmas

O empresário Douglas Correia é apaixonado por gatos! Ele adotou vários gatinhos e não pode ver um animal em situação de rua que quer ajudar. “Os gatos são minha família, são como filhos. Estão comigo há muito tempo e eu não vivo sem eles”, afirma.

Douglas junto com alguns dos gatos de estimação.

Os gatos são minha família, são como filhos. Estão comigo há muito tempo e eu não vivo sem eles”, afirma.

Douglas Correia

Mesmo com uma rotina de trabalho estressante e bastante corrida, o empresário sempre encontra tempo para os animais de estimação. “Eles são minha companhia, eu vivo por eles. É por todo esse amor que se vejo algum gato abandonado eu vou querer ajudar”, pontua.

Apesar do amor e cuidado que o empresário tem, já virou um problema crônico a morte de gatos em quadras de Palmas. O caso mais recente virou caso de polícia, um homem chegou a registrar um boletim de ocorrência após gatos morreram na quadra 307 norte. A suspeita é de envenenamento.

O homem que denunciou contou à polícia que a mãe dele encontrou a gata de estimação morta no quintal de casa, sem alguma causa especifica. Em seguida, ao sair para jogar o lixo fora, a mulher encontrou mais um gato morto. Após esse episódio, vizinhos da quadra mencionaram que um outro vizinho estava incomodado com a presença dos animais.

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins esclarece que a Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (DEMAG – Palmas) instaurou um Inquérito Policial para apurar os fatos registrados através de Boletim de Ocorrência a respeito da morte de gatos na Quadra 307 Norte.

Mas não é a primeira vez que gatos são alvo de envenenamento em Palmas. Ano após ano os registros vem aumentando. Uma advogada também foi a polícia após perceber que seu gato foi envenenado. O pet foi resgatado das ruas, recebia amor e carinho de toda a família, mas não resistiu ao envenenamento.

Na região sul de Palmas, a dona de casa Marta Regina diz que já perdeu vários gatos e que tem certeza de que ao menos três foram envenenados. 

É uma tristeza sem fim, você ver o seu animalzinho tão querido bem em um dia e morto em outro. É muito comum usarem chumbinho para matar os bichinhos que são tão inocentes”, afirma

Marta Regina

Nas quadras 106 e 108 norte também foram registrados mortes de animais. Nessas quadras existem colônias com água e comida para os gatos de rua ou os que estão abandonados. Segundo a costureira Graziela Almeida são nesses locais que os criminosos atuam.

”É por pura maldade. Existem voluntários e vizinhos que colocam a água e o alimento para os gatinhos. Se algo nem está te incomodando porque eu vou tomar uma atitude para acabar de vez?

Como é algo tão recorrente aqui na quadra, eu fico me perguntando o que passa na cabeça de um ser humano que tem coragem de tirar a vida de um animal”, questiona.

Graziela Almeida

Lei está mais rígida, mas ainda existe impunidade

A legislação mais atual para proteção de animais domésticos é de 2020. A lei 1095/2019 aumentou a punição para quem praticar qualquer ato de crueldade contra animais. A lei engloba práticas de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Ficam protegidos com a legislação os animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

“A lei estabelece que praticar abuso, maltratar animais tem punição com prisão variando o período de reclusão de dois a cinco anos. O criminoso ainda deverá pagar multa e se for o dono terá a proibição da guarda”, explica o advogado Giovani Calvacanti.

Apesar de mais severa, quem perdeu um bichinho de estimação ou viu animais sendo mortos diz que ainda é preciso avançar nas políticas públicas voltadas para os animais.

“Você vê como estão as filas dos hospitais, a questão da fome. Nós seres humanos estamos sofrendo e o sofrimento dos animais de estimação também são perceptíveis. Essa matança que vem se instalando nas quadras de Palmas ano após ano precisa terminar”, diz a dona de casa Genilva Silva.

Segundo a Prefeitura de Palmas a população pode fazer denúncias, quando notar que animais estão sendo vítimas de maus-tratos, por meio dos números 153 e 190, para acionar a fiscalização Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) ou a guarnição da Polícia Militar Ambiental. O cidadão pode acionar também o Naturatins, por meio do número 08000631155. Após recolhido o animal, é lavrado o auto de infração e o valor da multa depende do tipo de crime cometido.

Palmas não sabe o que fazer com abrigos e gatos de rua

Na semana passada, moradores da Quadra 110 Sul, em Palmas, participaram de uma audiência administrativa na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), na capital, para discutir a legalidade do funcionamento de um gatil em uma residência.

A reunião, conduzida pela promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, titular da 23ª Promotoria de Justiça da Capital, foi solicitada por um grupo de moradores que pede providências das autoridades em relação à situação do abrigo, que de acordo com eles, estaria funcionando irregularmente.

Na audiência, os participantes relataram alguns problemas ocasionados pela presença do gatil no bairro. Há o receio, por exemplo, de que pessoas possam ser contaminadas por doenças transmitidas pelos animais.

Moradores reclamam de abrigo para gatos.

A promotora de Justiça determinou a notificação de uma agente de saúde que atua nas redondezas para prestar depoimento e fornecer mais informações sobre possíveis doenças que podem ser transmitidas aos moradores das imediações, em razão da grande quantidade de animais no gatil.

A promotora informou aos presentes que uma decisão judicial, do início deste mês, determinou que a Prefeitura de Palmas providencie, imediatamente, um local adequado para abrigar os animais. A sentença, em caráter liminar, foi proferida após uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo MPTO no dia 24 de fevereiro, por meio da 24ª Promotoria de Justiça da Capital.

O caso já está em fase de intimação. A ACP foi formulada depois que representantes de organizações não governamentais (ONGs) procuraram o Ministério Público para denunciar que não poderiam mais manter 80 gatos na referida residência, que foi transformada em gatil.

A alegação era de que o governo municipal, em setembro do ano passado, interditou o imóvel. Na sentença, a Justiça acolheu as alegações do MPTO e deu prazo de cinco dias, a partir das intimações, para que a Prefeitura providencie um novo local para os animais.

A locatária do imóvel, responsável por uma das ONGs, e a gerente da imobiliária, que fez a locação da residência, serão notificadas para comparecer a uma próxima audiência.

O Ministério Público ainda recomendou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas suspender o alvará de localização e funcionamento do gatil, já que as atividades descritas no documento são diferentes das que estão sendo desenvolvidas no local.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais