Artista plástica Rossana Mendes expõe obras que destacam o Cerrado

Com foco no cerrado e recursos de acessibilidade, a artista plástica Rossana Mendes abrirá sua nova exposição de arte visual “Natureza Efêmera”, nesta terça-feira 12, às 15 horas, na sede da Justiça Federal em Palmas. Tendo como recorte conceitual a efemeridade e fragilidade da natureza, composta de obras de arte autorais e inéditas, a exposição também contará com recursos de acessibilidade, obras táteis e fichas em braile com texto do resumo das obras.

Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), a abertura da exposição contará com uma palestra de Rossana sobre a sua pesquisa e o processo de criação, com a participação do curador da exposição, o artista e promotor cultural Vone Petson. As obras ficarão expostas até o dia 12 de outubro.

Sobre as obras
O cerrado é um bioma de extrema relevância e sua riqueza a cada ano é depredada por processos de ocupação humana. A utilização das folhagens encontradas no cerrado é fio condutor, meio e fim das obras de Rossana. A exposição planeja suscitar questões acerca da efemeridade e da fragilidade desse bioma, apresentado em diversas obras: colagens, gravuras e processos híbridos. Pretende ainda auxiliar na reflexão sobre a importância da preservação desse bioma para que se possa garantir um futuro saudável e possível para gerações futuras.

Anúncio no meio do texto

Durante o período da mostra, serão realizadas visitas educativas destinadas a escolas públicas e associações beneficentes interessadas, com a presença da artista e do curador da exposição. Já estão agendadas visitas de estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dia 12 de setembro, às 14 horas; visita mediada para pessoas com deficiência visual, no dia 13 de stembro, às 14 horas; e visita de alunos da Escola Municipal Anne Frank, no dia 14 de setembro, das 8h30 às 14 horas.

A exposição “Natureza Efêmera” estará aberta à visitação do público em geral no período de 12 de setembro a 12 de outubro, das 9 às 18 horas, no prédio da Justiça Federal, localizado na Quadra 201 Norte – Conjunto 1 – Lote 2A – Plano Dirertor Norte. A mostra também estará disponível no site da artista www.rossanamendes.com.


A artista
Rossana Mendes é nascida em Goiânia (GO), vive e trabalha em Palmas (TO). Tem em sua pesquisa a flora e as relações com o ser humano. Seus trabalhos, na maioria pinturas, foram dedicadas às árvores. No último ano, a partir de sua pesquisa de campo com o bioma do cerrado, experimenta técnicas variadas na construção das suas obras que possuem em sua centralidade o conceito da memória e dos afetos com esse ecossistema. A artista é Bacharel em Direito pela Univesidade Luterana, pós-graduada em Direito Público pelo ITOP e membro do Conselho de Cultura da AOB-Tocantins.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais