Carreta Roda-Hans inicia atendimentos para população da região Capim Dourado

A carreta de saúde Roda-Hans, unidade móvel para o combate à hanseníase, inicia os atendimentos para os moradores da região de saúde Capim Dourado, em Palmas, no período de 12 a 16 de setembro. A ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), das secretarias municipais de saúde, do Ministério da Saúde (MS) e da rede de Laboratórios Novartis, traz conscientização, diagnóstico precoce e encaminhamento do tratamento para a doença.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e crônica, causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, que afeta os nervos e a pele. O tratamento é via oral e a cura começa a partir do momento que é iniciado, além disso também são interrompidas a transmissão da doença e suas complicações.

Os atendimentos começam nesta semana, um dia após a capacitação teórica ofertada para médicos da região.

“Esta ação tem como objetivo principal qualificar em serviço os profissionais médicos na avaliação clínica e no diagnóstico para hanseníase e, consequentemente, melhorar os serviços ofertados à população tocantinense”, afirmou a coordenadora estadual da hanseníase, Márcia Faria e Silva.

Cronograma de atendimentos

Os moradores da região de saúde Capim Dourado, composta pelas cidades de Palmas, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Santa Rosa, Silvanópolis, Mateiros, Ipueiras e Monte do Carmo, serão atendidos no Núcleo de Assistência Henfil de Palmas, no endereço: Quadra 1.102 Sul, Rua NS B, 422 – Arse, CEP 77001-970.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais