História

O Primeira Página é o jornal mais antigo do Estado do Tocantins com circulação ininterrupta. O veículo foi fundado em Araguaína pela jornalista e advogada Sandra Miranda, no dia 10 de novembro de 1985, na maior cidade da região que era o antigo Norte de Goiás, no futuro Estado do Tocantins, e com o nome de O Regional.

Nos primeiros anos, com as dificuldades características da região, o jornal circulava uma vez por mês, estabelecendo sua periodicidade semanal logo após o Estado do Tocantins ser criado em 1988. A sede mudou de Araguaína em 1989 para a Capital provisória, Miracema do Tocantins, e depois o jornal estabeleceu-se em definitivo em Palmas, onde adotou o nome de Primeira Página, passando a investir no seu caderno de Classificados, do qual tornou-se o líder no segmento por mais de duas décadas.

Criação do Estado do Tocantins

Na sua primeira edição em 1985, o jornal O Regional encampou a luta centenária pela criação do Estado do Tocantins, que começou a se tornar mais forte, com a possibilidade do novo estado finalmente vir a ser criado pela Constituição Federal de 1988.

O jornal publicou sucessivas manchetes de capa sobre a mobilização popular e os passos dados na tramitação do projeto na Assembleia Nacional Constituinte, instalada em 1987 no Congresso Nacional. Com a promulgação da nova Constituição Federal, em 05 de outubro de 1988, foi criado o Estado do Tocantins.

A jornalista e advogada Sandra Miranda, fundadora e editora geral do Primeira Página, foi a única mulher que integrou o Comitê Central Pró Criação do Estado do Tocantins, instalado em Goiânia em março de 1987, e que tinha 13 membros. Também já havia participado de duas diretorias da Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano – Conorte, sediada na capital goiana. Junto com os demais membros do Comitê Central, Sandra Miranda viajou pela futura região do Tocantins, criando comitês municipais, com o objetivo de coletar as 70 mil assinaturas para a Emenda Popular que foi entregue na Assembleia Nacional Constituinte, propondo a criação do Estado do Tocantins.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais