Secretários da Saúde visitam Hospital Regional de Gurupi e obras do hospital geral

No domingo, 07, os secretários de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana e Luciano Lima Costa visitaram o Hospital Regional de Gurupi (HRG) e as obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG). Os gestores ouviram as demandas de servidores e população atendida na unidade em funcionamento e verificaram as necessidades para a entrega do novo hospital, que deve ser entregue ainda este ano.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que também estava acompanhado dos  deputados estaduais Eduardo Fortes e Gutierres Torquato e do diretor geral do HRG,  Fernando Mota,

“a visita faz parte da rotina que adotamos, de domingo a domingo, com idas às unidades hospitalares, para que tenhamos a prestação dos serviços de saúde com a qualidade que a população tocantinense merece. Aqui pudemos ouvir as equipes, alinhar algumas ações com a direção do hospital para que os usuários do Sistema Único de Saúde tenham um acolhimento cada vez mais humanizado e eficaz”, disse Piva.

Sobre o HGG, o gestor destacou que “já está marcado para este mês o processo licitatório para finalização da primeira etapa, que precisou ser readequada a parte elétrica, para que ele passe a funcionar ainda este ano, com a transferência de parte do HRG. A conclusão do HGG é uma das prioridades estabelecidas pelo governador Wanderlei Barbosa e estamos trabalhando para isso”, pontuou o secretário.

Vale destacar que enquanto a entrega do HGG isso não ocorre, a população da região sul do Estado segue assistida pelos hospitais regionais de Gurupi, Alvorada e Araguaçú, além das demais unidades hospitalares que compõem a rede assistencial de gestão estadual.

O HGG

Em 2020, a obra chegou a ter 20 leitos em funcionamento, inclusive de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, de forma provisória, sem as especificidades dos demais serviços de saúde. A estrutura apresentou necessidade de adequações, as quais foram estudadas pela equipe da Diretoria de Arquitetura e Engenharia dos Estabelecimentos de Saúde (DAEE/SES-TO), com apoio dos técnicos da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (AGETO), a fim de evitar problemas no funcionamento, os quais possam refletir na população atendida.

Quando estiver totalmente concluído, o Hospital Geral de Gurupi contará com blocos do pronto-socorro infantil e adulto, enfermarias, ambulatório e administrativo, rampa, passarela, escada, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serviços de imagem. A obra terá capacidade total de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Gurupi e região.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais