Sebrae e Governo do Estado lançam projeto Tocantins + Turismo

Empreendedorismo, gestão, formatação de produtos, finanças, marketing digital e outras capacitações já podem ser acessadas pelos pequenos negócios do Tocantins que empreendem na área do Turismo. As qualificações serão ofertadas gratuitamente pelo Projeto Tocantins + Turismo, apresentado na quarta-feira, 15, no Palácio Araguaia, em Palmas. O projeto é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).

O Tocantins + Turismo beneficiará 600 empreendedores diretamente e mais de mil indiretamente. Essas empresas estão presentes em 12 municípios de três regiões turísticas do Tocantins: Serras e Lagos, Encantos do Jalapão e Serras Gerais. A expectativa é alcançar, além dos pequenos negócios, gestores municipais, secretários de turismo e instituições do ecossistema turístico do Tocantins.
O superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, ressaltou que essas três regiões do Estado são as que mais se desenvolvem no Tocantins no ramo do turismo. Porém, o projeto deve abraçar mais municípios no futuro. “Vamos otimizar forças para que consigamos capacitar e proporcionar que o nosso empresário entregue um atendimento e um produto melhor, além de gerar emprego e renda para o desenvolvimento do Estado”, pontuou.

Luiz Eduardo Bovolato, conselheiro do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE), frisou que o Tocantins + Turismo é um ato concreto de esforços para transformar o Tocantins em uma grande potencialidade turística.

“Essa é uma oportunidade de o empresário acessar o conhecimento para qualificar a empresa dele e esse retorno ser repassado ao público”, disse.

Na ocasião, o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, enfatizou que as atividades do projeto são de preparação e qualificação das empresas que fazem parte do trade turístico, de modo que os empresários tenham mais segurança para tocar suas empresas.

“Fizemos uma marca bacana para que onde for vista, o turista perceba que no Tocantins, as instituições públicas e privadas trabalham de forma integrada para capacitar os pequenos negócios e promover o turismo sustentável, estruturado e ordenado dos destinos turísticos”, ressaltou.

O secretário estadual do Turismo, Hecy Filho, reafirmou que a capacitação para atender bem os turistas é essencial. “O Sebrae vai cuidar do empresário, o Senac vai formar guias, temos carência de guias no Tocantins e o Estado vai qualificar o turismo de pesca. Isso será um processo contínuo para que de fato seja alcançado os resultados que esperamos. A Região das Serras Gerais, por exemplo, teve uma transformação exitosa, após a atuação do Sebrae”, destacou.

Em seu discurso, o secretário da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Duarte Lima, completou que a transversalidade é uma marca do atual governo, por isso há a integração de várias secretarias e Sistema S, por exemplo, na realização dos projetos de desenvolvimento socioeconômicos. “O Tocantins foi o Estado que mais empregou no País e nós sabemos que o melhor dos programas sociais é o emprego. Essas capacitações, além do turismo, também beneficiaram os setores do agro, logística e outras áreas. Essa é uma certeza que continuaremos seguindo firmes, porque a qualificação é fundamental”, aposta.

Em consonância com o discurso dos gestores, a presidente da associação Clube do Artesanato de Taquaruçu, a artesã Taisa Veloso, acredita que as capacitações agregam valores não somente ao produto, mas também à autoestima do empresário, para que ele tenha mais segurança ao ofertar seu produto. “Desenvolvemos vários projetos para capacitar os empresários e até mesmo os moradores de Taquaruçu e, nesse processo, graças ao Sebrae, que acompanha desde o início da criação da associação, podemos dar vida ao nosso trabalho”.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais