Projeto Foco no Fogo inicia visitas da etapa de prevenção

A temporada de prevenção do projeto Foco no Fogo com visitas in loco começa na segunda-feira, 29, e se estende até meados de agosto deste ano. O projeto vai visitar o município de Monte do Carmo, onde as equipes vão se encontrar a partir das 7h30, na Câmara Municipal da cidade. Nesta edição, simultaneamente serão realizadas palestras nas escolas, previstas para começar na quarta-feira, 31, pelo município de Paraíso e na quinta-feira, 1º, em Porto Nacional.

A previsão é que aproximadamente 50 municípios sejam visitados neste ano, percorrendo em média cinco cidades por semana, com estimativa de 80 propriedades alcançadas por dia. De acordo com a agenda do Foco no Fogo, no dia 30 será a vez de Brejinho de Nazaré, dia 31 em Paraíso, na quinta-feira 1º no município de Porto Nacional e no dia seguinte em Palmas.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis disse que, conforme alinhamento da equipe do Foco no Fogo e instituições também integrantes do Comitê do Fogo,

“nesse início, a estratégia será priorizar municípios onde foram registradas a rota do fogo, com maiores áreas queimadas. Na sequência, prosseguir visitando aqueles municípios que estão solicitando presença da ação de prevenção, mesmo não tendo registrado grande índice de queimada”, afirmou.

A secretária Executiva, Karynne Sotero destacou, “estamos em tratativas para um Protocolo de Intenções entre o Brasil e Portugal, com a empresa AGIF [Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais] para troca de experiência em Educação Ambiental. Neste sentido, eles pretendem nos enviar vídeos educativos com conteúdo para crianças, sobre a questão das queimadas, que prove a interação enquanto ensina, além de levarmos apresentações de cordel. A atenção das crianças se dispersa facilmente e com esses recursos pretendemos criar alternativas para os alunos fixarem o assunto”, ressaltou.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, Erliette Gadotti, frisou que a quantidade precisa de propriedades e pessoas alcançadas vai depender da rota, pois são várias equipes atuando simultaneamente.

“Às vezes uma equipe consegue visitar 15 propriedades, outra consegue percorrer 20, devido a distância entre um imóvel e outro. Nesta edição, além da visita in loco, vamos ampliar a prevenção ao público jovem e crianças com palestras nas escolas. Outra inovação é a nova versão do aplicativo que amplia o registro para quantidade de pessoas alcançadas em cada propriedade e facilita a anotação de propriedades fechadas, o que vai agilizar o deslocamento da equipe para outro imóvel”, reiterou a diretora Erliette Gadotti.

A gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thais Marinho, contou que antes, a equipe registrava a localização da propriedade com as coordenadas geográficas via satélite e preenchia dados do proprietário, desta forma não obtinham uma estimativa de quantas pessoas moravam no local.

“Com a nova versão do aplicativo, além de contabilizar o número de propriedades, vamos aferir a quantidade de pessoas abordadas em cada visita. Pois às vezes encontramos essas pessoas no momento da visita. E raramente encontramos uma porteira fechada, mas antes dependíamos de um tempo valioso para registrar esse tipo de ocorrência. Agora esse registro será de forma mais rápida, com a coordenada geográfica e foto, o que vai promover maior agilidade ao deslocamento da equipe para outro local”, detalhou a gerente Thais Marinho.

Palestras

De acordo com a organização do Foco no Fogo, as palestras vão abordar crianças e jovens nas escolas. Toda semana a equipe estará buscando os gestores municipais da rota de visita, para estar reunindo as pessoas nos colégios, especialmente as crianças e jovens da unidade de ensino, pois segundo o grupo, essa é a nova geração, quem vai levar as informações transmitidas para o futuro e promover mudanças significativas.

Neste ano, a Diretoria de Educação para Sustentabilidade da Semarh recebeu um relatório da Saúde que aponta o registro em 2021 e 2022 de 5.846 pessoas internadas com problemas respiratórios, que se acentuam no período crítico de estiagem. “Na edição 20223 do Fogo no Fogo ao tempo que vamos levar orientações sobre a importância do cuidado com o uso do fogo, também vamos pontuar a relação e as consequências das queimas ilegais, da queima descontrolada e do incêndio florestal, na saúde das pessoas, especialmente relacionadas ao aumento da ocorrência de problemas respiratórios”, salientou a diretora Erliette Gadotti.

A gerente Thaís Marinho reiterou que, com as inovações, o aplicativo também vai permitir o registro da quantidade de pessoas alcançadas nas palestras, já que agora o aplicativo tem uma aba direcionada somente para o registro desse tipo de abordagem, com fotos, lista de presença e assim contabilizar o número de pessoas alcançadas nas escolas, nesta etapa de prevenção.

Participantes

Nesta semana, além da equipe da Semarh, junto com o projeto Foco no Fogo, estarão percorrendo os municípios, as equipes do PrevFogo-Ibama, Defesa Civil, Instituto Natureza do Tocantins, Departamento Estadual de Trânsito e da Energisa.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais