Concurso público do Município de Palmeirante é investigado por supostas irregularidades

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) requisitou, ao Município de Palmeirante e à Fundação de Apoio Tecnológico (Funatec), uma série de informações sobre supostas irregularidades acontecidas na aplicação das provas objetivas de concurso público daquela prefeitura, no último domingo, 21.

O certame estava agendado para acontecer em Palmeirante e Colinas do Tocantins. Porém, entre as irregularidades supostamente ocorridas, consta a não aplicação das provas em Palmeirante, divergências quanto ao horário de início e entrada de candidatos após o horário de fechamento dos portões.

Também foram feitas reclamações quanto à troca de provas, conversa entre candidatos durante a aplicação das provas sem que houvesse reação dos fiscais e quanto à ida de candidatos ao banheiro sem qualquer fiscalização, entre outros fatos.

A situação levou diversos candidatados a procurarem o Ministério Público e também a registrarem Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar.

A requisição de informações ao Município e à banca organizadora do certame foi feita pelo promotor de Justiça substituto Matheus Eurico Borges Carneiro, sendo estabelecido prazo de 48 horas para resposta.

Informações requisitadas


O promotor de Justiça solicitou informações oficiais sobre as irregularidades registradas dia do concurso e sobre as pessoas contratadas para atuar na aplicação das provas: quantas eram, quais suas funções e qual o treinamento que elas receberam.

Também é questionado se existiam fiscais para acompanhar os candidatos ao banheiro, se foram utilizados detectores de metal e se as provas foram entregues em envelopes lacrados.

Ainda é questionada a possibilidade de anulação das provas aplicadas e se estão sendo adotadas medidas para a realização da prova em favor de todos os candidatos. O representante do Ministério Público avalia que marcar data diferenciada apenas para quem tinha o município de Palmeirante como local de prova, conforme foi anunciado, viola o princípio da isonomia entre os candidatos.

O Município de Palmeirante deverá informar qual a fiscalização exercida pela Prefeitura durante o certame e se houve aplicação de multa à banca organizadora, diante das irregularidades.

O concurso é destinado ao provimento de 150 vagas e à formação de cadastro reserva. As vagas são para o nível fundamental, médio e superior.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais