Professores de Porto Nacional aprovam greve pelo reajuste do piso na carreira

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da regional de Porto Nacional, protocolou ofício na segunda-feira, 13 de março, ao prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel para comunicar sobre o estado de greve dos professores da rede municipal de ensino.

A categoria aprovou o estado de greve em assembleia geral realizada na noite da última sexta-feira (10), após apreciação do ofício da prefeitura que apresentou que seria feito uma complementação para os outros níveis da carreira para alcançar o valor do piso, o que segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento que considerou constitucional a lei do piso, proíbe que se pague o mesmo utilizando gratificações e/ou complementos.

“O estado de greve, sem paralisação total, é um período de intensa mobilização da categoria para tentar convencer a gestão a negociar a pauta reivindicada pela categoria, o pagamento do reajuste do piso do magistério na carreira”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

O sindicato informa que os profissionais do magistério estão com o pagamento das progressões atrasadas há mais de três anos, o que deixa o vencimento dos professores graduados abaixo do valor do piso do magistério, achatando a carreira.

“É inadmissível que o professor graduado e especialista não tenha valorização na carreira”, disse a professora Márcia Jorge, vice-presidente do Sintet Regional de Porto Nacional.

O movimento requer ainda melhores condições de trabalho, com infraestrutura adequada nas escolas, materiais e equipamentos de trabalho para os profissionais e alunos, além da melhoria da merenda escolar.

O Sindicato vai aguardar o prazo de 15 dias, não havendo uma resposta positiva por parte da gestão será convocada uma nova assembleia da categoria para deliberar sobre o movimento.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais