Polícia Civil contabiliza mais de 360 mulheres atendidas e 84 prisões 

O Tocantins tem contabilizado números expressivos com sua participação na Operação Átria, operação nacional que foca no combate a crimes de violência contra a mulher. Em 15 dias de operação (de 27 de fevereiro a 13 de março) e com emprego de 114 policiais civis, já foram realizadas 371 visitas e diligências com o objetivo de identificar situações de violência contra a mulher, atendidas 362 vítimas, efetuadas 84 prisões e solicitadas/expedidas 206 medidas protetivas de urgência.

Além disso, a intensificação nas ações contra esse tipo de violência também já resultou em  168 inquéritos policiais concluídos, 190 inquéritos instaurados, cinco termos circunstanciados de ocorrência lavrados e seis denúncias. Quarenta viaturas estão sendo empregadas na operação e o trabalho envolve todas as delegacias do Estado, especialmente as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMVs). 

Já  foram realizadas cerca de 30 atividades educacionais em vários municípios. Foto: Luiz de Castro

Conscientização 

Em outra frente da Operação Átria, também está sendo desenvolvido um trabalho de conscientização por meio de palestras, cursos, orientações e outras ações pedagógicas.

Ao todo, já foram realizadas cerca de 30 atividades em vários municípios do Estado.

“Neste mês, em especial, temos intensificado nosso trabalho de proteção às mulheres e estamos satisfeitos com os resultados obtidos com a Operação Átria. No que depender da Polícia Civil, nenhuma mulher continuará sendo submetida a qualquer ato de violência no Tocantins”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa.

Nesta mesma linha, o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, pontuou que os números dessa primeira quinzena demonstram o comprometimento da PC-TO na erradicação da violência contra a mulher em todas as suas formas.

“A Polícia Civil do Tocantins sempre desenvolveu ações visando dar a máxima celeridade nas investigações que envolvem crimes praticados contra as mulheres, bem como promover um atendimento digno e mais humano em todas as Unidades Policiais do Estado às mulheres vítimas de violência. Dessa maneira, neste mês, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Tocantins une esforços aos demais estados na busca pela erradicação de todo e qualquer tipo de violência que possa afetar as mulheres”, concluiu o delegado-geral.

A Operação 

A Operação Átria é articulada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional de Segurança Pública. No Tocantins, a operação conta com a parceria de instituições, dentre elas a Secretaria da Mulher, Secretaria dos Povos Originários e Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

A Operação Átria faz referência ao nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral”, do hemisfério estelar sul, que possui coloração alaranjada – remete à retirada da mulher de uma situação de vulnerabilidade e a coloca em posição de estrela mais importante, devido ao papel fundamental que tem na estrutura familiar.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais