Semus alerta para síndromes gripais e medidas preventivas contra vírus respiratórios

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) emitiu um alerta à população sobre a importância de adotar medidas preventivas contra síndromes gripais e outros vírus respiratórios. População deve adotar hábitos saudáveis e ficar atenta aos sintomas para evitar transmissão de doenças.

A coordenadora de doenças imunopreveníveis e biomédica da Semus, Fernanda Maria Fernandes, destaca que é fundamental que a população utilize as medidas já conhecidas para evitar a propagação dessas enfermidades.

Dentre essas medidas, ela aponta o uso de máscara ao apresentar qualquer sintoma gripal, além de lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool em gel, evitar tocar no rosto e manter o distanciamento social sempre que possível. A coordenadora ainda ressalta a importância de manter hábitos saudáveis como boa alimentação e exercícios físicos para fortalecer o sistema imunológico.

A biomédica também diz que a população deve ficar atenta aos sintomas gripais e adotar as medidas necessárias para prevenir a disseminação dos vírus respiratórios. “Seguir essas orientações é fundamental para garantir a saúde de todos e evitar o colapso do sistema de saúde”.

Testagem e prevenção

A equipe técnica da Semus enfatiza que, se o usuário apresentar sintomas gripais, é importante procurar uma das unidades de saúde de referência para realizar o diagnóstico e teste para covid-19. A testagem e a prevenção são medidas essenciais para controlar a disseminação do vírus e proteger a saúde da comunidade.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais