Porto Nacional recebe primeira edição do Circuito Empresarial LIDE Tocantins

Porto Nacional sediou nesta quinta-feira (25) a primeira edição do Circuito Empresarial LIDE Tocantins, com o tema “Conexões que impulsionam novos horizontes”. O encontro ocorreu no Espaço Orla Eventos e reuniu representantes de prefeituras, Sebrae, instituições financeiras, empresários, vereadores e um deputado federal.

O objetivo foi estimular conexões estratégicas entre diferentes setores e discutir formas de impulsionar o desenvolvimento regional.

Potencial econômico de Porto Nacional

Anúncio no meio do texto

O prefeito Ronivon Maciel destacou que o município reúne condições para atrair investimentos em diferentes áreas.
“Circuito LIDE acontecendo aqui em Porto Nacional. É uma organização, conjunto de empresários do nosso país, buscando as potencialidades, vocações e os melhores locais para investimento. Com certeza, Porto Nacional é um desses locais”, afirmou.

Ele lembrou que a cidade se destaca no turismo religioso e de natureza, mas principalmente no agronegócio, sendo o maior produtor do Tocantins e figurando entre os 100 maiores municípios brasileiros em produção de grãos.

Rede empresarial

A presidente do LIDE Tocantins, Diva Cordeiro, explicou que a rede é considerada a maior da América Latina, com 28 unidades no Brasil e 22 internacionais.
“Aqui em Porto Nacional está sediada a primeira edição do nosso projeto Circuito Empresarial LIDE Tocantins, com o objetivo de trazer a força desse município tricentenário, tanto na economia relevante do Estado Tocantins”, disse.

Já o Head Agro do LIDE Tocantins, Thiago Dourado, ressaltou que o agronegócio foi o foco do encontro.
“Resolvemos começar por Porto Nacional, que tem na sua vocação a pujança econômica, seja ela mineral, logística ou do agronegócio. Hoje a gente traz o presidente da Câmara de Investimento Brasil/Arábia Saudita para falar sobre os interesses de intersecção entre esses dois mercados”, destacou.

Exportações e parceria internacional

O palestrante internacional foi Sohail Bin Mahmood, fundador e CEO do CICIBAS (Centro de Investimento, Comércio e Indústria Brasil – Arábia Saudita). Ele apontou oportunidades de cooperação entre o Tocantins e países do Oriente Médio.

Em sua apresentação, Mahmood lembrou que Porto Nacional liderou em 2024, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking dos dez maiores exportadores do Tocantins, com US$ 460,3 milhões em vendas externas. Do total, 88% foram de soja e derivados.

“Primeiro, eu quero agradecer ao LIDE Tocantins, a Dra. Diva e ao Dr. Thiago, e ao prefeito da cidade de Porto Nacional, que é uma cidade maravilhosa, com muitas potências de investimento e exportação de muitos produtos (…). Espero que essa palestra seja o primeiro passo de muitos passos, encontros com o LIDE Tocantins”, disse o empresário.

Informações: Nívea Ayres/Secom Porto Nacional

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais