Porto Nacional recebe primeira edição do Circuito Empresarial LIDE Tocantins
Porto Nacional sediou nesta quinta-feira (25) a primeira edição do Circuito Empresarial LIDE Tocantins, com o tema “Conexões que impulsionam novos horizontes”. O encontro ocorreu no Espaço Orla Eventos e reuniu representantes de prefeituras, Sebrae, instituições financeiras, empresários, vereadores e um deputado federal.
O objetivo foi estimular conexões estratégicas entre diferentes setores e discutir formas de impulsionar o desenvolvimento regional.
Potencial econômico de Porto Nacional
O prefeito Ronivon Maciel destacou que o município reúne condições para atrair investimentos em diferentes áreas.
“Circuito LIDE acontecendo aqui em Porto Nacional. É uma organização, conjunto de empresários do nosso país, buscando as potencialidades, vocações e os melhores locais para investimento. Com certeza, Porto Nacional é um desses locais”, afirmou.
Ele lembrou que a cidade se destaca no turismo religioso e de natureza, mas principalmente no agronegócio, sendo o maior produtor do Tocantins e figurando entre os 100 maiores municípios brasileiros em produção de grãos.
Rede empresarial
A presidente do LIDE Tocantins, Diva Cordeiro, explicou que a rede é considerada a maior da América Latina, com 28 unidades no Brasil e 22 internacionais.
“Aqui em Porto Nacional está sediada a primeira edição do nosso projeto Circuito Empresarial LIDE Tocantins, com o objetivo de trazer a força desse município tricentenário, tanto na economia relevante do Estado Tocantins”, disse.
Já o Head Agro do LIDE Tocantins, Thiago Dourado, ressaltou que o agronegócio foi o foco do encontro.
“Resolvemos começar por Porto Nacional, que tem na sua vocação a pujança econômica, seja ela mineral, logística ou do agronegócio. Hoje a gente traz o presidente da Câmara de Investimento Brasil/Arábia Saudita para falar sobre os interesses de intersecção entre esses dois mercados”, destacou.
Exportações e parceria internacional
O palestrante internacional foi Sohail Bin Mahmood, fundador e CEO do CICIBAS (Centro de Investimento, Comércio e Indústria Brasil – Arábia Saudita). Ele apontou oportunidades de cooperação entre o Tocantins e países do Oriente Médio.
Em sua apresentação, Mahmood lembrou que Porto Nacional liderou em 2024, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking dos dez maiores exportadores do Tocantins, com US$ 460,3 milhões em vendas externas. Do total, 88% foram de soja e derivados.
“Primeiro, eu quero agradecer ao LIDE Tocantins, a Dra. Diva e ao Dr. Thiago, e ao prefeito da cidade de Porto Nacional, que é uma cidade maravilhosa, com muitas potências de investimento e exportação de muitos produtos (…). Espero que essa palestra seja o primeiro passo de muitos passos, encontros com o LIDE Tocantins”, disse o empresário.
Informações: Nívea Ayres/Secom Porto Nacional