App “Salve Mulher” está disponível para todo o Tocantins

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), lançou para todo o Estado, nesta terça-feira, 14, o aplicativo Salve Mulher, que fortalece o combate à violência contra a mulher.

A ferramenta foi desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação da SSP-TO e disponibiliza diversos serviços às mulheres que sofrem violência doméstica ou familiar, evitando que elas tenham que se deslocar até a delegacia para receber um atendimento imediato. O app estava desde novembro de 2022 em fase de teste em Araguaína.

Durante o lançamento, o titular da SSP-TO, Wlademir Costa, pontuou que esse é um importante passo para combater esse tipo de violência no Estado. “Estamos avançando, buscando formas eficientes para diminuirmos os índices de violência doméstica e o aplicativo é um meio para fortalecer o trabalho já desempenhado pelas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher. Essa é uma determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa, que também se preocupa com o bem-estar das mulheres do Tocantins.”, completou.

O vice-governador  Laurez Moreira reiterou o compromisso do Governo do Tocantins em desenvolver políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar. “Essa é uma pauta que eu considero muito importante, pois infelizmente os números de violência contra a mulher no Tocantins são graves. E estar aqui hoje participando deste momento em que forças estão sendo somadas para que o mesmo objetivo seja alcançado é um passo muito importante. Parabenizo a todos os envolvidos nesta ação, bem como o nosso governador Wanderlei Barbosa pela sensibilidade à causa. Não podemos permitir o aumento dos casos de violência doméstica e devemos estar sempre atuantes no combate e conscientização da comunidade para dirimir esses casos.”, afirmou.

Presente ao evento, a desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), Etelvina Maria Sampaio Felipe, comemorou a iniciativa da SSP-TO. “A equipe da SSP está de parabéns pelo desenvolvimento do aplicativo. Essa é uma ferramenta que tem muito a contribuir para o rompimento do ciclo de violência contra a mulher.”, destacou.

Já a titular da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) – Araguaína e delegada da Mulher, Ana Maria Varjal falou do seu contentamento pessoal e profissional com relação ao aplicativo Salve Mulher. “É com muita felicidade que eu, mulher e delegada de Polícia Civil, presencio o lançamento estadual do App. Essa ferramenta traz novo marco para o combate rápido e eficaz a todo tipo de violência doméstica praticada em desfavor da mulher.”, enfatizou.

Outras autoridades também fizeram questão de destacar a importância da iniciativa. 

Homenagem 

Durante o evento também foi feita uma homenagem a mulheres engajadas no combate à violência doméstica. Receberam placas de reconhecimento:  a delegada Sarah Lilian, da 3 Delegacia da Mulher de Araguaína, a  delegada aposentada Maria Haidêe Alves Guimarães Aguiar, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e Juíza Titular da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Araguaína, Cirlene Maria de Oliveira, a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, Capitã Flávia Roberta, presidente interina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Priscila Madruga, a Secretária da Mulher,  Berenice de Fátima Barbosa, a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narúbia Werreriá, a Defensoria Pública do Tocantins e o Ministério Público do Tocantins.

Dados e funcionalidades do App Salve Mulher

Por meio do aplicativo Salve Mulher é possível obter esclarecimentos sobre os tipos de violência contra a mulher (física, patrimonial, psicológica, sexual e moral), fazer denúncias, inclusive de forma anônima, e agilizar pedidos de medida protetiva.

Disponível para o sistema Android, o App já conta com cerca de 300 downloads, está ativo em 180 dispositivos móveis, registrou 14 denúncias e 4 pedidos de medida protetiva de urgência.

Botão do Pânico

Ainda entre as ações de combate a violência, durante o evento a Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) apresentou o App Botão do Pânico. O aplicativo é destinado às mulheres em situação de violência doméstica que possuam medida protetiva de urgência que já sejam acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha. Com ele é possível acionar botão de pânico, em casos de flagrante de descumprimento de medida protetiva de urgência e acessar outros serviços.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais