Sesi lança canal gratuito de telemedicina para atender trabalhadores da indústria

O Brasil enfrenta uma explosão de casos de dengue neste começo de 2024 e até o início desta semana, o Ministério da Saúde contabilizou mais de 1,8 milhão de casos (prováveis e confirmados) da doença e mais de 500 óbitos. Diante desse cenário, o Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou nesta quarta-feira, 27, um canal gratuito de telemedicina para atender os trabalhadores da indústria e seus dependentes com suspeita de dengue.

Os trabalhadores que apresentarem sintomas da doença poderão ter, por meio do WhatsApp (61) 3317-1414, acesso a assistência e orientações em saúde especializadas. O Sesi espera atender 500 mil pessoas ao longo da campanha.

Nesse número, o usuário será atendido, inicialmente, por um assistente virtual, que coletará informações necessárias para o atendimento. Posteriormente, o paciente receberá, pelo e-mail informado, o link de acesso à telemedicina. 

“Muitos Estados e o DF declararam estado de emergência por conta da epidemia da dengue e se encontram com seus Sistemas de Saúde sobrecarregados com pacientes com suspeita da doença. O serviço de telemedicina é uma forma do Sesi contribuir na orientação da população a buscar os cuidados adequados”, explica o superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do órgão, Emmanuel Lacerda.

Quando procurar ajuda? 

Nem sempre a doença apresenta sintomas. Mas é preciso ficar atento caso a pessoa apresente febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:

  • Dor de cabeça intensa
  • Dor atrás dos olhos
  • Dores musculares e articulares
  • Náusea e vômito
  • Manchas vermelhas no corpo 

Sinais de alarme  

Ao apresentar esses sintomas, o Ministério da Saúde orienta procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Após o período febril, é importante ficar atento aos seguintes sinais de alarme:

  • Dor abdominal intensa e contínua
  • Vômitos persistentes
  • Acúmulo de líquidos em cavidades corporais
  • Sangramento de mucosa
  • Hemorragias 

Como o diagnóstico pode ser feito por telefone? 

O diagnóstico da dengue é basicamente clínico, ou seja, não existe a necessidade de exames específicos. Também não há um medicamento específico para doença. A infecção, na maioria dos casos leves, tem cura espontânea depois de até 15 dias. 

Cuidados  

A vacina contra a dengue entrou no Calendário Nacional de Vacinação pela primeira vez em fevereiro deste ano. Com poucas doses disponíveis, o Governo decidiu começar a imunização pelas crianças de 10 a 11 anos e avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante. 

Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do mosquito Aedes Aegypti é o principal método para a prevenção da doença e outras arboviroses urbanas, como Chikungunya e Zika. Por isso, a recomendação é evitar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa, pois o mosquito usa como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais