Forças de Segurança e comunidade se reúnem na região sul de Palmas para composição do Conselho Comunitário de Segurança

Forças de segurança, líderes comunitários e comunidade em geral estiveram reunidos na noite de quinta-feira, 25, em uma importante reunião que culminou com a composição da chapa provisória do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Jardim Aureny IV, na região sul de Palmas. O próximo passo é a eleição e posse dos representantes.

Presente à reunião, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, convocou a população para fortalecer o trabalho que é realizado pelos agentes de segurança e destacou a importância do encontro.

“Estarmos todos aqui, em uma região que tem tido os índices de criminalidade alterados, buscando soluções para fortalecer as ações que já vem sendo desempenhadas pelas forças é de grande importância. Quando a comunidade entende que também tem um papel na segurança pública, a ocorrência de resultados positivos é bem maior. Por isso agradeço a cada morador que está se dispondo a contribuir e que entende que segurança pública é direito e responsabilidade de todos”, disse o secretário. 

Wania Márita, presidente da Associação de Moradores do Jardim Aureny IV, também lembrou da importância da participação social e reconheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública. “Estamos precisando muito que ocorra essa aproximação entre a comunidade e agentes de segurança. Quando tínhamos o conselho ativo víamos resultados melhores, havia envolvimento. Ficamos felizes e gratos por esse pronto atendimento da SSP-TO a nossa demanda”, agradeceu. 

Comerciante do Aureny IV, Fortunaldo Santana, fez questão de participar da reunião em busca de melhorias. “Esse conselho vai contribuir bastante porque vai ajudar a inibir a criminalidade no nosso bairro. Acho que a polícia faz um trabalho muito bem feito e a população vai ajudar ainda mais”, reforçou. 

Renato de Sousa, graduado em direito e morador do Aureny IV há 15 anos, se dispôs a ocupar a presidência do Conseg. Ele explicou o porquê de se voluntariar. “O que me levou a me colocar à disposição foi o desejo de melhoria para o nosso bairro. Nós temos carência de muitas coisas e acredito que esse projeto vai beneficiar a todos. A segurança pública somos todos nós, então nós também precisamos dar nossa contribuição”, ressaltou. 

Ainda durante a reunião, o diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, ministrou palestra que abordou pontos específicos da composição de Conseg e do conceito de Polícia Comunitária. 

“Às vezes as pessoas pensam que Polícia Comunitária é outro polícia, mas ela é uma filosofia, um modo de pensar e um modo de agir no qual as forças de segurança buscam a aproximação com a comunidade e, da mesma forma, a comunidade se conecta com as instituições para tratar dos problemas existentes em um local específico”, explicou. 

Ainda participaram da reunião diversos servidores da SSP-TO, a exemplo da superintende de Segurança Integrada, Fátima Holanda Ubaldo, e do superintende de Polícia Científica, Alexandre Agrelli; o presidente da Federação das Associações e Entidades Comunitárias Urbanas e Rurais do Tocantins, Rogério Lopes da Silva; representantes da Guarda Metropolitana de Palmas, do Corpo de Bombeiros do Tocantins, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Tocantins) e da Secretaria de Educação de Palmas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais