Filme “O Barulho da Noite” tem premiére exclusiva em Palmas

O filme tocantinense ‘O Barulho da Noite’, dirigido pela cineasta Eva Pereira, será exibido em quatro sessões première promovidas pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), exclusivamente para convidados e imprensa. As sessões acontecerão na terça-feira, 21, às 19h30, no Cinemark Capim Dourado Shopping; na quarta-feira, 22, às 19 horas, na Comunidade Jaú e às 20 horas, na programação do Cine Debate, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a presença de equipe técnica e elenco, incluindo a atriz Emanuelle Araújo, uma das protagonistas do filme.

As sessões antecedem a participação do filme em festivais internacionais. O Barulho da Noite conquistou avaliações positivas da crítica especializada de cinema e do público de festivais importantes no Brasil, como o 51º Festival de Cinema de Gramado; a Mostra Maranhão na Tela 2023; e a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, justificando o esforço da produção em retratar no filme a cultura tocantinense nas expressões da Folia do Divino Espírito Santo.

A crítica Aline Pereira, do AdoroCinema, disse que o filme é “um ato de bravura e vitória”, ao pontuar a maneira como Eva Pereira trabalha o tema que dá tensão ao seu enredo. O crítico Robson Nunes, do Vigília Nerd, também recomenda a obra.

“Posso afirmar que O Barulho da Noite é um filme único, com um olhar único e boas decisões artísticas”, crava.

A cineasta Eva Pereira disse que a resposta da crítica e do público ao filme, faz jus a sua intenção. “Eu não quis fazer um filme fácil, que existe somente para agradar. O tema é pesado mesmo, então o filme vem para incomodar a sociedade, que precisa agir para mudar esse retrato de violência e abuso que meninas e mulheres sofrem principalmente diariamente no Brasil”, reforça.

O produtor executivo, Márcio Mazaron destaca que a produção proporcionou diversas experiências relevantes para a cadeia do cinema no Tocantins, destacando a projeção do Tocantins e da cultura audiovisual local. “Uma das missões do filme é projetar o nome do Estado para o Brasil e para o mundo mostrando que produzimos cinema com qualidade fomentando a cultura do audiovisual tocantinense”, destaca.

O filme

O Barulho da Noite retrata a reviravolta na vida das irmãs Maria Luiza (Alícia Santana) e Ritinha (Anna Alice), com a chegada de um suposto sobrinho do seu pai, Agenor (Marcos Palmeira). O rapaz vem para ajudá-lo na lavoura enquanto ele parte para cumprir com suas obrigações na Folia do Divino Espírito Santo. Sônia (Emanuelle Araújo), mãe das meninas, segue atormentada por traumas e lembranças da infância, e tenta, sem sucesso, buscar equilíbrio em meio às tensões da vida dura do sertão.

O Barulho da Noite é uma produção da MZN Filmes e Cunhã Porã Filmes, com coprodução da Bananeira Filmes e do Canal Brasil; e distribuição da Lira Filmes. Com investimento do Prodecine I, o filme contou com patrocínio do BRDE/FSA, Grupo Cristália e Grupo Energisa; e apoios do Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas por meio da FCP.

O filme recebeu apoio cultural da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas, na modalidade de licenciamento de obra cinematográfica inédita para exibição exclusiva em première e prestação de serviços artísticos em workshop.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais