Projeto Hip Hop na Escola leva a arte do movimento para o ambiente escolar

Contemplado na categoria Linguagens Artísticas – Música do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), o projeto Hip Hop na Escola, como o próprio nome já sugere, leva a arte do movimento para o ambiente escolar. A ação, promovida pela Associação Portuense de Hip Hop no Tocantins (APH2T), foi uma das contempladas no valor de R$ 15 mil no módulo I do certame e será realizada na Escola Estadual Beira Rio, no distrito de Luzimangues, Porto Nacional, de forma totalmente gratuita.

Com realização prevista para o mês de agosto, o projeto promoverá quatro momentos principais: performance de Break; palestra; performance de grafite e apresentação de Rap e DJ. Esta última ação consistirá na execução ao vivo de dez músicas que abordam, de uma maneira crítica, temáticas contemporâneas relacionadas aos problemas sociais enfrentados pela periferia.

“O DJ é quem comandará as pick-ups e os toca discos utilizados para executar as batidas do Rap, realizando os scratches e as mixagens das músicas. A performance de break consistirá em uma apresentação de dança com movimentos sincronizados próprios, realizados pelo corpo com uma variedade de passos. A performance de grafite consistirá na elaboração de uma arte visual com a temática do Hip Hop pintada em um mural da escola, já a palestra será ministrada por psicólogas e terá como temática a regulação emocional dos alunos, trabalhando uma estratégia saudável para o enfrentamento do estresse, ansiedade e depressão”, explica o proponente e presidente da APH2T, Michael Brankyn.

O objetivo do projeto é que os alunos conheçam a cultura Hip Hop e desenvolvam o espírito artístico, possibilitando aos jovens tocantinenses o acesso à cultura “que tem o poder de gerar conhecimento e o exercício do pensamento crítico, ajudando na construção da identidade desses jovens”, afirma Brankyn. A ação será filmada na íntegra e a gravação deverá ser disponibilizada no canal da APH2T para que jovens de outras escolas também tenham acesso.

Conheça a Equipe

Desde 2013, a Associação Portuense de Hip Hop no Tocantins foi instituída e reconhecida como entidade de utilidade pública em Porto Nacional. Sem fins lucrativos, é órgão de classe e representação do Movimento Cultural, Político e Social Hip Hop da Região Central do Estado. Composto por quatro elementos, o Hip Hop se divide em: Rap (música cantada pelo Mc), Break (Dança executada pelos B’boys e B’girls), DJ (Quem comanda o som) e o Grafite (Arte visual).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais