Concurso de educação no trânsito será realizado em Palmas

A Prefeitura de Palmas deu inicio à Campanha Maio Amarelo de 2023, com o intuito de chamar a atenção da população sobre os altos índices de acidentes no trânsito. O evento de lançamento aconteceu na ETI Padre Josimo, localizada na Avenida 301 Norte (ACSU-NO 40) e contou com a presença de diversas autoridades.

Na ocasião, o Secretário da Sesmu, Agostinho Araújo Júnior, anunciou que em breve será publicado no Diário Oficial do Município, o edital do IV Concurso de Educação para o Trânsito, que passa a ser denominado  ‘Concurso Eldon Correa de Educação para o Trânsito’, em homenagem ao agente de trânsito que  foi vítima de acidente na madrugada do dia 12 de janeiro de 2008. O pai do homenageado, Odon Pereira de Oliveira, esteve presente ao evento e ficou bastante emocionado com a honraria direcionada a seu filho.

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), já registraram cinco mortes por acidentes de trânsito, entre janeiro e março, na Capital. As informações são do Programa Vida no Trânsito (PVT), sendo a atualização dos números feita pela Comissão de Gestão de Dados e Informações (CGDI) do programa. De acordo com os números, somente em janeiro, quatro pessoas perderam a vida nas vias municipais, tornando o mês mais letal até o momento, o outro óbito ocorreu no mês de março.

Em 2022, o relatório da Sesmu traz um total de 61 óbitos por acidentes de trânsito na Cidade, sendo a maioria das vítimas motociclistas.  No geral, o relatório aponta que a natureza dos acidentes no perímetro urbano, envolvendo os veículos, são causados por colisão, seguida por choque, atropelamento, queda e capotamento. Os principais fatores de risco são a alta velocidade e a combinação perigosa do uso de álcool e direção. 

Em sua fala, o Secretario Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho de Araújo Jr, destacou que a redução dos acidentes de trânsito, com vitimas fatais, depende de um trabalho conjunto com todos os atores envolvidos. “A depender das políticas públicas e das nossas ações, nós temos a resposta adequada para essa redução de acidentes, à sociedade”, disse.

Para a Presidente do Projeto Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal de Saúde (semus), Marta Malheiros,  esses números  já se tornaram problemas de saúde pública. “A quantidade de vitimas que são atendidas no sistema de saúde pública compromete outros atendimentos que seriam prioritários  na saúde, por causa da gravidade e da quantidade de acidentados”, concluiu.

Com discurso semelhante o Presidente do Detran-TO, Willian Gonzaga dos Santos,  destacou que é necessário desenvolver ações conjuntas para reduzir esses indices de acidentes de trânsito no Tocantins. “A conscientização dos condutores é importante para que consigamos reduzir esses indices, pois no trânsito, somos todos atores”. 

Ainda sobre a temática, a Superintendente de Trânsito e Transporte Municipal, Valéria Oliveira, ressaltou que as ações de elucidação são contínuas.  “Não podemos normalizar perder as pessoas que amamos por uma simples distração ou irresponsabilidade no trânsito. Reforçamos as ações educativas o ano todo e a campanha conjunta do Maio Amarelo é mais um instrumento para que possamos debater as questões de mobilidade’’, pontuou. 

Palestra

Durante a solenidade de lançamento da Campanha, a consultora do Ministério da Saúde, Sheila Marina de Lima, ministrou palestra sobre ‘Os desafios para a redução das lesões e mortes no trânsito, frente á Segunda Década de Ações para Segurança no Trânsito’ e alertou a todos que é preciso redesenhar a cidade para as pessoas. “Precisamos estar lado a lado, dialogando e convergindo nas metas, ações e inspirações para darmos uma resposta à sociedade”.

Ao final, o  secretário da Sesmu, fez a entrega simbólica de equipamentos de segurança viária como: cones, supercones, etilometro, coletes balístico, barreiras pantográficas e cavaletes, aos agentes de trânsito e anunciou a instalação de equipamentos de sinalização semafórica (cruzamento veicular e passagem de pedestre), nos cruzamentos da Avenida Teotônio Segurado com as Avenidas NS-15 e LO-21, bem como a modernização e reaproveitamento de equipamentos em outros pontos da Avenida Teotônio Segurado.

Durante todo o mês, serão realizadas ações como palestras educativas, na rede municipal de ensino e universidades, além de fiscalização de trânsito, com blitze repressivas e educativas, em diversos pontos da Capital, em alusão ao ‘Maio Amarelo 2023.

Participaram da solenidade de lançamento da Campanha Maio Amarelo 2023, a Secretária  Municipal de Educação, Fátima Sena;  a Presidente do Projeto Vida no Trânsito, Marta Malheiros; o Comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Matos; Membros da Comissão de dados do Projeto Vida no Trânsito; a Superintendente de Vigilância em Saúde – representando a secretária estadual da Saúde, Perciliana Bezerra; o Assessor Militar junto ao Tribunal de Justiça, Coronel Jazon Veras; o Superintendente da GMP, Antônio Amorim Júnior; o Presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (IPUP), Lúcio Cavalcante; o Assessor Militar junto ao Ministério Público, Tenente Coronel, Leandro Nunes; representante do Procurador Geral de Justiça do MP/TO, Luciano Casarotti; o Presidente do Detran-TO, Willian Gonzaga dos Santos; a representante da área Técnica de Violência e Acidentes da Secretaria Estadual de Saúde,  Simone Gondim; o Diretor do Sest/Senat, Mauro Galvão; o Diretor do Siop, Coronel Alon Neres; o Diretor técnico de operações da PRF, Alexandre Brito; o Sub-comandante do Comando de Policiamento da Capital, Tenente  Coronel Cândido Marques; o vice-presidente da Ageto, Ruberval França; o presidente da Associação dos Agentes de Trânsito do Tocantins, Hugle Dias; o chefe de Operações Terrestres do Dnit, André Murakami; a Superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde-Semus, Gilian Cristina Barbosa e comunidade escolar.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais