Pesquisa VOPE mostra que Janad Valcari segue líder e Eduardo Siqueira assume o 2º lugar

O Jornal Primeira Página e o Instituto Voz e Pesquisa – VOPE divulgaram nesta segunda-feira, 15, os resultados de sua primeira pesquisa em 2024, sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Palmas.

O levantamento, conduzido entre os dias 9 e 12 de abril de 2024, foi realizado com 800 eleitores de cinco regiões de Palmas e apresenta uma margem de erro de 3,2%, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-06222/2024.

De acordo com os dados levantados, na modalidade estimulada, a candidata Janad Valcari (PL) se destaca como líder nas intenções de voto na disputa pela prefeitura da capital, com 34% da preferência dos entrevistados, enquanto Eduardo Siqueira Campos (Podemos), assume o segundo lugar, com 18%, seguido por Carlos Amastha (PSB), que alcançou 14%.

Já o pré-candidato Junior Geo (PSDB), surge com 7%. Ricardo Ayres (Republicanos) tem 1%; Luana Ribeiro (PSD), também foi indicada por 1%, enquanto Charleide Matos (Psol) e Roberta Tum (PCdoB) não pontuaram, tendo em vista que o instituto VOPE só utiliza números redondos.

O número de eleitores indecisos na capital Palmas totalizou 14% do eleitorado consultado. Além disso, 8% dos entrevistados declararam a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 3% optaram por não responder as perguntas.

Rejeição dos pré-candidatos: Amastha e Eduardo Siqueira acumulam maior índice

A pesquisa do Jornal Primeira Página e Instituto Voz e Pesquisa – VOPE também consultou o eleitorado palmense quanto à rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Palmas. Segundo os resultados apurados, o pré-candidato Carlos Amastha (PSB) lidera em termos de rejeição, com 31% dos entrevistados declarando que não votariam nele de forma alguma.

Pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-06222/2024.

Em segundo lugar, encontra-se Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com uma taxa de rejeição de 17%. Janad Valcari (PL), por sua vez, apresenta uma rejeição de 10%, enquanto Luana Ribeiro (PSD), de 8%. Junior Geo (PSDB), também é rejeitado por 8%. O pré-candidato Ricardo Ayres (republicanos) tem rejeição de 4%. Charleide Matos (Psol) e Roberta Tum (PCdoB) acumulam taxas de rejeição de 2% e 1%, respectivamente.

A pesquisa também revela que 12% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, e 6% indicaram a intenção de votar em branco ou nulo. Além disso, 1% preferiram não responder. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral/TRE é TO-06222/2024.

Os cenários em eventual 2º turno nas eleições de Palmas

Com base nos resultados da pesquisa eleitoral realizada pelo Jornal Primeira Página e Instituto Voz e Pesquisa – VOPE, foram apresentados três cenários distintos para um possível segundo turno na corrida pela Prefeitura de Palmas.

Destaca-se que esta é a primeira eleição na história da capital que pode ir para o segundo turno, já que isso tornou-se possível, quando a cidade alcançou o número de 200 mil eleitores, e poderá ocorrer, caso nenhum candidato alcance no primeiro turno da votação 50% dos votos mais um.

Pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-06222/2024.

No primeiro cenário, em um eventual segundo turno, Janad Valcari (PL) alcançaria 51% dos votos, enquanto Carlos Amastha (PSB) obteria 30%. Os eleitores indecisos totalizam 11%, juntamente com a parcela de 6% que declarou a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 2% não responderam.

Já no segundo cenário, com Janad Valcari e Eduardo Siqueira (Podemos), a candidata do PL lideraria com 49% das intenções de voto, enquanto Eduardo Siqueira teria 33%. Os indecisos representam 10% do eleitorado consultado, juntamente com os 5% que indicaram a intenção de votar em branco ou nulo, e 3% preferiram não responder.

Por fim, o terceiro cenário apresenta Janad Valcari na disputa com Junior Geo (PSDB). Nesse caso, a deputada estadual aparece com uma maior vantagem, reunindo 52% das intenções de voto, enquanto Júnior Geo obtém 23%. Os eleitores indecisos somam 14%; aqueles que pretendem votar em branco ou nulo, somam 7% e 4% não responderam.

Metodologia

O Jornal Primeira Página e o Instituto Voz e Pesquisa – VOPE realizaram pesquisa de intenção de votos em Palmas, na modalidade estimulada, com a capital sendo dividida em cinco regiões.

O número de entrevistas realizadas em cada setor, levou em consideração a proporção do tamanho da população residente recenseada em cada um deles, tendo por base o Censo Populacional de 2022 realizado pelo IBGE.

As entrevistas ocorreram entre os dias 09 a 12 de abril de 2024. Pesquisa com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,2% para mais ou para menos. O número do registro no TSE/TRE é TO-06222/2024.

O levantamento foi realizado através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência, Fevereiro/2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda per capita da população.

O estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais