Hortas comunitárias em Palmas são opções de alimentação saudável e geração de renda

As hortas comunitárias têm se tornado uma alternativa cada vez mais popular para a geração de renda e socialização, além do cultivo de alimentos frescos e saudáveis. Nesse quesito, a capital do Tocantins se destaca com 22 hortas comunitárias em atividade, as quais atendem cerca de 450 famílias. Essa iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) que presta assistência técnica aos produtores e entrega produtos como adubos, sementes e defensivos naturais. 

O trabalho das equipes técnicas, ofertado pelo município, é fundamental para garantir a qualidade dos produtos cultivados e o sucesso do empreendimento. O engenheiro agrônomo, Antônio Luiz, responsável pelas hortas comunitárias de Palmas, explica que o projeto acontece desde 1992 e destaca o trabalho da Prefeitura que “entrega a área cercada, com os canteiros prontos, caixa d´água para irrigação e ainda oferece, durante todo o ano, serviços de manutenção, cursos, assistência técnica e alguns insumos”. 

Juari Pereira da Silva, 37 anos, começou a cultivar após um acidente ocorrido com sua esposa, que passou a demandar muito dos cuidados dele. “Como não estou podendo ter um emprego fixo, daqui tiro o sustento da minha família. Eu me identifiquei tanto que, mesmo quando eu voltar a trabalhar, não quero deixar de ter meus canteiros”. Além de proporcionar uma fonte de renda para o produtor, a horta também ajudou a melhorar a alimentação da sua família com hortaliças frescas e saudáveis.

O cultivo de hortaliças pelo aposentado José Cícero da Silva vai muito além de um complemento na renda familiar, proporcionou um salto em sua qualidade de vida. Aos 82 anos, o aposentado começou com três canteiros na horta da Arse 132 (1306 Sul) e hoje cultiva sozinho 10 canteiros. “Venho todos os dias, duas vezes ao dia, e enquanto tiver vida e saúde vou continuar trabalhando”, afirma.

As hortas comunitárias também são um importante espaço de convivência e socialização. Elas ajudam a promover a integração entre os produtores e a comunidade local, fortalece os laços sociais e estimula o trabalho em equipe. Marina Gomes, de 55 anos, lembra que quando começou a cultivar na horta da Arse 122 (1206 Sul) estava com depressão e o trabalho foi para ela uma terapia. “Hoje me sinto bem melhor, daqui tiro toda minha renda e cultivo, além de hortaliças, algumas plantas ornamentais e medicinais”. A produtora conta que as ervas medicinais são as mais procuradas por seus clientes que, ao longo dos anos, se tornaram amigos.

Nas 22 hortas espalhadas pela cidade, a população pode encontrar diariamente hortaliças fresquinhas como alface, couve, salsinha, cheiro verde, rúcula e também ervas medicinais.

Confira o endereço das Hortas Comunitárias aqui!

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais