Companhia A Barraca apresenta o espetáculo “Sou Poeta” por cidades do interior do Tocantins

A Companhia A Barraca realiza nestes meses de Maio e Junho o projeto “Circulação do Espetáculo Sou Poeta”, que visa apresentação e circulação de espetáculo de rua gratuito, baseado em poesias e crônicas de poetas locais. A estreia do projeto acontece no próximo sábado, 11, com apresentação do espetáculo “Sou Poeta” em Arraias, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), às 18 horas. A circulação do projeto inclui ainda apresentações em Natividade e Porto Nacional.

O espetáculo une as mais diferentes linguagens, como teatro, literatura, música, dança, cultura popular, percussão e brincadeiras. Utilizando da linguagem do teatro mambembe, “Sou Poeta” vai mostrar de forma lúdica poesias, versos, crônicas e contos de escritores do Tocantins, sendo eles José Gomes Sobrinho (in memorian) e Odir Rocha (in memorian) e Tião Pinheiro.

No espetáculo, a Cia apresentará textos literários que tratam sobre Vida, Sonhos, Amor e a Natureza e as cenas expõem não só as obras, mas também cada vida, de personagens que todo mundo tem uma história para contar, buscando estimular o público a compreender, subjetivamente, as concepções que norteiam cada artista.

Com ukeleles, violão, percussão, vozes, teatro e cultura popular, as atrizes mostram a sua forma de interpretar cada produção textual dos poetas homenageados, a partir de temáticas como sonhos, amor, vida e natureza. Os figurinos trazem uma paleta de cores e apresentam a simbologia do Cerrado tocantinense, com elementos figurativos típicos da flora local, como o coco babaçu, o capim dourado, a fava de bolota, o caju e o pequi. Já o cenário é formado por blocos que se unem ou desmontam para trazer elementos como frases de obras literárias dos poetas homenageados e desenhos cheios de significados, leveza e harmonia cênica.

A responsável pelo projeto, a atriz Cleuda Milhomem, adianta que o projeto é pautado na linguagem de cultura popular, projetado para a rua, dando vida a obras literárias de renomados autores tocantinenses. “A principal proposta é a democratização do acesso, levando a arte e cultura para regiões mais distantes do centro de Palmas”, explica a artista.

Ela complementa ainda que o estado do Tocantins possui uma rica tradição cultural e literária, que muitas vezes fica subestimada em relação às produções culturais de regiões mais tradicionalmente reconhecidas. Por isso, este espetáculo tem o objetivo destacar e celebrar a cultura e a identidade tocantinense, destacando as vozes poéticas que têm contribuído para a riqueza cultural do estado. “É uma produção que visa promover a cultura e a literatura por meio de apresentações de teatro de rua com poesias de poetas de destaque do estado do Tocantins, desempenhando um papel fundamental na preservação da história e na valorização das artes cênicas e da produção literária regional”, ressalta Cleuda.

Oficina

Além do espetáculo, o projeto propõe oficina de formação cênico-poética como Contrapartida, voltada para atores, professores e escritores, sendo uma oficina em cada município do projeto. A oficina vai apresentar aos participantes ideias práticas sobre como utilizar a música, o teatro a dança e, principalmente, a criatividade para a expressão poética.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais