Palmas alcança 7ª posição em ranking nacional de qualidade de vida

Palmas ocupa a sétima posição entre as capitais brasileiras no Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil) e a primeira colocação na Região Norte. A capital tocantinense alcançou a 61ª posição geral entre os 5.570 municípios avaliados no relatório divulgado em maio, à frente de cidades como Rio de Janeiro e Florianópolis.

O índice, que monitora o bem-estar social no país, analisa 57 indicadores sociais e ambientais em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Palmas obteve nota geral de 68,18 em uma escala de 0 a 100, apresentando equilíbrio entre acesso a serviços públicos, qualidade de vida e oportunidades sociais.

O desempenho foi impulsionado principalmente pela dimensão de Necessidades Humanas Básicas, que mede a capacidade da cidade de prover condições essenciais de sobrevivência com dignidade. Dois quesitos tiveram destaque:

Anúncio no meio do texto
  • Moradia (Nota 91,71): Reflete alta cobertura de serviços essenciais, como energia elétrica e coleta de lixo, além de condições adequadas de habitação.

  • Água e Saneamento (Nota 90,08): Mostra uma das melhores coberturas da região em rede de abastecimento e esgotamento sanitário.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, comentou o resultado. “O resultado do IPS Brasil 2025 reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que garantam progresso social e melhoria dos indicadores de bem-estar”, afirmou.

Diferente de indicadores puramente econômicos como o PIB, o IPS foca em resultados reais de bem-estar, avaliando aspectos como acesso à educação e saúde de qualidade, segurança, moradia adequada, inclusão social e qualidade ambiental. O índice utiliza dados oficiais de fontes como DataSUS, INEP e MapBiomas para oferecer um diagnóstico que serve de parâmetro para administrações municipais.

Informações: Samara Martins/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais