Primeira semana do ano registra 104 casos suspeitos de dengue e 59 confirmados

O boletim epidemiológico das arboviroses apresenta o monitoramento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) com os dados prováveis e confirmados de dengue, chikungunya, zika e febre amarela na Capital. A 1ª semana epidemiológica (SE) do ano, registrada entre os dias 1º e 7 de janeiro, mostra que foram notificados 104 casos suspeitos de dengue e 59 confirmados na Capital. Dos casos suspeitos, sete foram notificados com sinais de alarme ou gravidade. 

O documento também aponta cinco casos prováveis de chikungunya e nenhum para zika e febre amarela. Os dados coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) são parciais e estão sujeitos a atualizações. Para ajudar a compreender melhor como são diferenciadas as notificações das doenças provocados pelo arbovírus, através da picada de mosquitos, especialmente o Aedes aegypti que é o principal transmissor, a Diretoria de Vigilância em Saúde da Semus explica no boletim.

Os casos suspeitos de dengue apresentam relatos de febre, com 2 a 7 dias de duração, e duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, erupção cutânea, dores musculares e/ou dores nas articulações, cefaleia (dor de cabeça), dor retro-orbital, manchas vermelhas pelo corpo, prova do laço positivo ou leucopenia.

Já os casos prováveis de chikungunya sentem febre de início súbito maior que 38,5º C e dores ou inflamações nas articulações de forma intensa, de início agudo e não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado.

Pacientes com suspeitas de zika manifestam exantema maculopapular pruriginoso, que são as manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas como febre, olhos vermelhos sem secreção e prurido, comprometimento de várias articulações ou edema periarticular (que se acha ao redor de uma articulação).

As pessoas que provavelmente estejam com febre amarela reclamam de febre, calafrios, dores na cabeça e costas, dores musculares e mal-estar generalizados, náuseas e vômitos. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais