Secretaria de Saúde de Goiânia investe em treinamentos para seus Agentes de Saúde
Com o objetivo de reforçar a qualificação dos servidores, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia irá promover, durante os meses de janeiro e fevereiro, um ciclo de capacitações para agentes comunitários de saúde. O diferencial do treinamento é que ele terá como foco o desenvolvimento das habilidades e competências comportamentais dos participantes, visando tornar a abordagem junto à população ainda mais eficaz.
O treinamento será aplicado pelo gestor público e palestrante Felipe Rivello, criador do Método SERVIR, uma ferramenta elaborada com o objetivo de capacitar e desenvolver servidores públicos para desafios não técnicos.
Sob a supervisão e a chancela do renomado professor Pérsio Talarico, da FGV, o ciclo de capacitação será dividido em 7 turmas, cada uma com 16 horas de treinamento dividido em 4 módulos, sendo eles: Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal, Liderança e Comunicação Assertiva.
Rivello esteve em Goiás, em agosto do ano passado, ministrando treinamentos similares para servidores públicos. “Enquanto apenas 20% dos desafios que ocorrem na administração pública são considerados desafios técnicos, os outros 80% estão relacionados a questões comportamentais. O Método SERVIR capacita os servidores para lidar com os chamados desafios não técnicos”, explica ele.
Segundo o secretário de Saúde de Goiânia, Dr. Wilson Pollara, o ciclo de capacitações para os servidores da pasta começará pelos agentes comunitários, pois trata-se do principal elo entre a secretaria e a sociedade. “Quisemos iniciar com eles como forma de valorização da classe. Ao longo do ano, iremos promover mais capacitações para as demais áreas da saúde”, informa Pollara.
Já o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Goiânia, Paulo Brito, avalia que o conteúdo do curso é de grande relevância para os profissionais , pois a qualificação irá possibilitar que eles atendam a população cada vez melhor.