Calor eleva conta de luz no Tocantins, mas milhares de consumidores têm direito a desconto

Com as temperaturas cada vez mais elevadas, batendo a marca de 40 graus, além do desconforto, o tocantinense também está sentindo os efeitos do calorão no bolso. A conta de luz tem ficado mais cara, afinal quem está em casa precisa recorrer ao uso de mais aparelhos para garantir o mínimo de conforto.

A boa notícia é que tem gente que pode economizar e pagar mais barato na conta de luz. Mais de

112 mil famílias tocantinenses têm direito a descontos na tarifa, mas ainda não tiveram acesso a esse benefício. O governo federal disponibiliza o programa Tarifa Social de Energia Elétrica para baratear essa conta.

Anúncio no meio do texto

Para participar o cidadão precisa estar inscrito CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais e manter os dados atualizados junto ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do seu município.  

Estão elegíveis ao benefício as famílias que possuem renda mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa, famílias com membros que possuem doenças que requerem o uso contínuo de aparelhos elétricos para tratamento, desde que a renda mensal seja de até três salários-mínimos, famílias indígenas, quilombolas e aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).   

“É muito importante que as famílias que têm direito ao benefício mantenham o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal atualizado, pois, com o cadastro ativo e atualizado, o acesso ao benefício é automático”, informa a coordenadora comercial da Energisa, Andréa Albernaz.

Os descontos são proporcionais ao consumo de energia elétrica do imóvel e quanto menor o consumo, maior será o desconto.  Veja:

– Para o consumo de até 30 kWh mensais, o desconto é de 65%. De 31 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10%. A partir de 221 kWh o cliente não recebe o desconto. 

– Para os clientes quilombolas e indígenas, o cálculo é diferente: até 50 kWh mensais, o desconto é de 100%. De 51 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10% e a partir de 221 kWh, não há desconto. 

Quem estiver dentro dos critérios não precisa nem sair de casa para ser incluído na Tarifa Social.

Pela Gisa, a atendente virtual da Energisa é possível se inscrever. O canal de atendimento é via web pelo endereço www.gisa.energisa.com.br .

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais