Adolescente de 12 anos passa em concurso público no Tocantins

O aluno da rede municipal de ensino, Filipe Emmanoel Fernandes Mendes, de 12 anos, foi aprovado em 19º lugar no concurso para auxiliar de serviços gerais da Prefeitura de Cariri, no sul do estado, concorrendo com 129 pessoas. O exemplo e o estímulo paterno fizeram com que Filipe também se interessasse, e passasse a conciliar os estudos na ETI Padre Josimo com matérias específicas. O resultado foi a aprovação.

A família é moradora de Palmas e enxerga nos concursos públicos uma oportunidade para conquistar a estabilidade financeira, o que motivou o pai, Jonatan Mendes, a estudar e obter a aprovação em diversos órgãos estaduais e federais, além de prefeituras de cidades do Tocantins, sendo exemplo para o filho. 

“Ele já demonstrava um bom desempenho nos testes que fez comigo. Sabemos que ele não poderá tomar posse, mas foi uma felicidade este resultado. Esperamos que seja a primeira de muitas outras aprovações”, comemora o pai.

Filipe conta que sonha em ser bombeiro, por ser uma profissão que naturalmente ajuda as pessoas, mas ao mesmo tempo é uma atividade que nem todos podem exercer. Ele reconhece a importância do estudo e afirma que esta primeira aprovação é um estímulo para vencer novos desafios. Sobre a prova em si, ele diz que fica um pouco ansioso com a reação dos demais candidatos, ao verem uma criança fazendo um concurso voltado para adultos, mas não chega a atrapalhar porque tem a confiança do estudo levado a sério. “Eu me preparei por poucos dias com apostilas de geografia e história. A maior parte do que eu usei na prova eu aprendi na escola”, afirma. 

A diretora da escola, Marialice Thomaz Soares, afirma que Filipe é uma unanimidade entre os professores. “É um aluno estudioso, gentil, educado, atencioso. É uma alegria tê-lo como referência na escola. Este esforço de se dedicar e se aperfeiçoar a ponto de obter estes resultados é um exemplo para todos os demais estudantes”, considera.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais