Aulas na rede municipal de ensino de Porto Nacional começam no dia 8 de fevereiro
Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, com gestores escolares de Porto Nacional, a secretaria municipal da educação anunciou duas datas para o retorno do período letivo de 2023 para as escolas da rede municipal, sendo dia 8 de fevereiro (próxima quarta-feira) para as escolas urbanas e dia 13 (segunda-feira) para as escolas do campo. Atualmente, o município conta com 7.125 alunos matriculados e distribuídos em 30 unidades escolares, das quais duas são de Tempo Integral e uma de alternância.
Conforme informações da Secretaria Municipal da Educação, mais de 90% das escolas são climatizadas, 10% que faltam, são de algumas salas dentre as 30 unidades, que serão equipadas ainda neste ano de 2023. Tudo isso para oferecer maior conforto para os estudantes.
Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Domingas da Conceição Ferreira de Oliveira, explicou os motivos do adiamento do retorno das aulas, descanto a questão do transporte escolar que estava em processo de licitação. “As empresas vencedoras dessa licitação foram desclassificadas no momento da vistoria dos ônibus, com isso foi necessário solicitar o segundo colocado e reiniciar todo o processo de tramitação documental e também da vistoria. Sem o transporte estaríamos prejudicando muitos d os nossos alunos, tanto da zona rural quanto da zona urbana que utilizam o transporte público. Por esse motivo optamos pelo adiamento “, disse.
Além dessa questão, conforme a gestora da educação, outro ponto foi a regularização documental, com uma empresa de alimentos, necessária para que se possa oferecer de forma adequada a alimentação de qualidade aos alunos de Porto Nacional. Domingas da Conceição também falou sobre os uniformes escolares que, segundo a gestora, estão em processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, com previsão de ser realizado na próxima segunda-feira (06). Após a sessão será aguardado os trâmites legais.
“Para nós da Semed é importante tanto a questão pedagógica, quanto a segurança dos nossos alunos com transporte de qualidade e também a questão alimentar. Esses três eixos andam juntos e precisam estar alinhados para que possamos ter um resultado melhor na educação”, ressaltou a secretária da educação.
Recém empossada no comando da secretaria municipal da educação, a nova gestora falou sobre os desafios a serem enfrentados à frente da pasta. “A educação de um modo geral é um grande desafio. Estamos vivendo um período pós pandêmico, isso acarreta em uma responsabilidade ainda maior para as escolas. Queremos receber os nossos estudantes da melhor forma possível, e a nossa expectativa é que tenhamos um ano exitoso, no cuidado com as crianças e na motivação de alcançarmos um bom resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), estamos imbuídos em avançar na educação do município”, frisou.
A secretária disse estar consciente que o município tem muito o que avançar, tanto na parte pedagógica quanto nas estruturas das escolas, por entender que o ambiente escolar contribui muito com o processo de aprendizagem, e além disso, está ciente da importância de valorizar os professores. “Precisamos validar o esforço, o empenho de cada profissional que contribui com a educação do nosso município”, pontuou.
Uma grande novidade em Porto Nacional é o início das aulas na Escola Cívico Militar dos Bombeiros, que f oi inaugurada no final de 2022. Uma escola com metodologia toda específica, em que foi feito treinamento com os profissionais que escolheram trabalhar nesta Unidade Escolar.