Meu Deus! O que é tudo isso?

Eu tenho certeza que você já ouviu na TV o apresentador do jornal falando sobre SELIC, CDI, IPCA. Também aposto que você mesmo já falou quando estava no caixa do supermercado: “nossa, moça(o), tá tudo tão caro!”. Hoje você vai entender um pouquinho mais sobre como todas essas siglas impactam no seu dia a dia, o porquê de “estar tudo tão caro, entender o funcionamento desse “mercado” do dinheiro.

Mas como assim “mercado” do dinheiro? Te explico: a primeira coisa que precisamos compreender é que o dinheiro nada mais é do que um produto de troca. Lembra das aulas de história que o professor contava sobre o escambo, em que os portugueses traziam objetos que pra eles eram comuns, em troca de algo que eles queriam? Espelho em troca de pau Brasil, por exemplo, substitua agora o espelho pelo dinheiro, entendeu?

Para falar sobre o que é a Selic, preciso te explicar sobre Taxa Básica de Juros, que é a ferramenta utilizada pelos governos e pelos bancos centrais que direciona as taxas de juros usadas nas operações financeiras no geral. Essa taxa básica de juros vai influenciar de forma incisiva o consumo e o crescimento de uma economia e de um país, podendo ser de forma positiva ou negativa. A Selic é a taxa básica de juros do Brasil, que é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). A Selic é a forma mais utilizada pelo comitê para conter a inflação no Brasil.

E essa famosa “inflação”, quem é? A inflação ou IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o aumento persistente e generalizado dos preços dos produtos e serviços, na prática é o que nos permite avaliar o quanto o seu dinheiro se desvalorizou em um período determinado.

E tudo isso se comunica e influencia na sua vida!
Vou te mostrar como: quando a pandemia do Covid-19 estourou no mundo, a população ficou confinada meses, em alguns estados e países mais, em outros menos. Com esse confinamento, muitas empresas e autônomos deixaram de ter a sua renda pelo trabalho, nesse momento entrou o governo com os auxílios emergenciais – e isso não foi só no Brasil, foi no mundo todo!

Enquanto as famílias estavam gastando menos no início – pois não saiam de casa – e recebendo auxílios e renda, o seu poder de compra naturalmente aumentou. O consumo, por sua vez, acabou aumentando muito nos supermercados, em farmácias, padarias, etc. E quando o consumo (ou a demanda) aumenta, chega um momento que faltam produtos (oferta reduzida), nessa hora os preços sobem. Quando essa falta de produtos – e consequente aumento de preços – é pontual, ou seja, por algum momento ou motivo, como de junho a novembro não temos colheita de MAÇA no Brasil, então faltam produtos e o preço sobe, essa inflação também é temporária. Já o que aconteceu devido a pandemia, foi uma inflação generalizada e persistente, visto que o desastre de saúde durou quase 2 anos.

E o que a taxa Selic tem com isso? Em 03/ 2021, o Copom iniciou o ciclo de aumento da Selic, com o objetivo de controlar a inflação brasileira, saindo de uma taxa de 2,75% para a Selic atual em 13,75% ao ano. Quanto mais alta estiver a Selic, menos dinheiro circulando na economia do país, como consequência o consumo cai, a oferta acaba “sobrando”, e temos uma tendência de redução dos preços – ou seja, da inflação. E o resultado foi rápido e claro: em outubro de 2021 o Brasil computava uma inflação de 10,67% ao ano, e em 2022 fechamos o ano no patamar de 5%.

Eu sei, eu sei que esse foi o bate papo mais “pesado” em termos técnicos que já tivemos até aqui, porém todos esses conceitos que você começou a aprender aqui são fundamentais para todos os passos da sua organização financeira, em busca de um bem-estar e uma relação saudável com o seu dinheiro.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais