Vereador Pedro Cardoso quer instituir a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental em Palmas

Um projeto de lei do vereador Pedro Cardoso pretende instituir em Palmas Política Municipal de Atenção à Saúde Mental com o objetivo de integrar e articular áreas de educação e saúde no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde mental.

“Os números são alarmantes. Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. O que já era ruim piorou com a pandemia. Os dados mostram que a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia”, afirma.

Dentre outras diretrizes, a legislação estabelece que será assegurada assistência psicológica as pessoas vítimas de violência doméstica e familiar, abuso sexual e qualquer tipo de discriminação, independentemente da fase processual de apuração do ilícito.

“Com base nas evidências, o relatório da OMS destaca mudanças necessárias e convida todas as partes interessadas a trabalharem juntas para aprofundar o valor e o compromisso dado à saúde mental, remodelar os ambientes que influenciam a saúde mental e fortalecer os sistemas que cuidam da saúde mental das pessoas”, pontuou.

Para o parlamentar a legislação é fundamental para que a cidade esteja comprometida em combater um problema de ordem mundial, com o bem-estar da população e com a saúde pública.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais