Tocantins em relação ao Agro ganha destaque na mídia nacional

Em meio a realização do primeiro dia da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que ocorreu na terça-feira, 16, o governador Wanderlei Barbosa foi destaque na mídia nacional, colocando o Tocantins na perspectiva comercial internacional no eixo do agronegócio.

“Temos a ambição de transformar o Tocantins em um importante celeiro, capaz de ajudar a suprir as crescentes necessidades alimentares do mundo, sem colocar em risco o nosso compromisso com a preservação ambiental”, ressaltou o chefe do Executivo tocantinense em entrevista.

Na manchete do portal Veja, ficou evidente a posição do Governador do Tocantins em relação ao agro, que é a de ser um conciliador sobre as demandas do setor com a atual administração do Governo Federal.

“É possível separar a ideologia política da agenda econômica”, afirmou Wanderlei Barbosa, referindo-se à produção do agronegócio, que é um dos grandes pilares que movem a economia nacional.

Reforçando o compromisso com esse setor econômico do Estado, o Chefe do Executivo destacou também que é possível potencializar a produção agrícola, aplicando práticas sustentáveis que, além de respeitarem o meio ambiente, aliam-se às condições geográficas da região.

“Queremos mostrar ao mundo que o agronegócio não é inimigo do meio ambiente e que é possível crescer protegendo nossos biomas”, expressou.

Resumo da entrevista

“Eu costumo dizer que o Tocantins é a nova fronteira agrícola do país. Somos a bola da vez. Nosso Estado tem sido um destino atrativo para investidores do setor agropecuário por diversos motivos. Um dos principais é a condição climática favorável que o Estado possui. Há muitos anos não enfrentamos problemas de safra devido a questões climáticas. Além disso, a fertilidade do solo e a facilidade de mecanização são vantagens significativas. Temos uma regularidade de chuvas muito boa e, em algumas regiões, apresentamos os melhores índices pluviométricos do Brasil”, salientou Wanderlei Barbosa ao responder quais os diferenciais agrícolas do Estado.

O governador Wanderlei Barbosa destacou, ainda, as iniciativas de fomento à pequena e média produção, com ênfase na agricultura familiar. Temática que tem um pavilhão especialmente voltado para esse setor na Agrotins, oferecendo vários serviços para fortalecer a área. “Hoje existem mais de 60 mil pequenas propriedades espalhadas por todo o Estado, incluindo assentamentos, chácaras e pequenas propriedades. Nosso desafio é contribuir para que esse pequeno agricultor encontre assistência técnica, conhecimento, programas que facilitem a aquisição de produtos necessários para a plantação e oportunidades de negócio para que ele não desista de investir no campo”, completou, apontando essa iniciativa como uma das pontes que aliam o agronegócio com a sustentabilidade.

Sobre essa temática, a sustentabilidade, Wanderlei Barbosa reforçou que “atualmente, o Estado possui uma significativa produção de grãos, ocupando cerca de 1,4 milhão de hectares. A pecuária ocupa pouco mais de 8 milhões de hectares, enquanto mais de 27 milhões de hectares em nosso território são preservados, incluindo áreas de preservação permanente nas propriedades particulares e parques. Existem ainda cerca de três milhões de hectares disponíveis para expansão em áreas altamente produtivas sem comprometer o meio ambiente”, disse.

23ª Agrotins

Ainda durante a entrevista à coluna Veja, o governador do Tocantins enfatizou o tema da Agrotins 2023, Compliance no Agro. “A implementação do compliance no agronegócio é crucial na busca por novos mercados. Os mercados atuais e potenciais são extremamente exigentes quando se trata de questões sanitárias, trabalhistas, ambientais e diversas outras regulamentações que os produtores devem seguir rigorosamente”, reforçou o gestor.

Nesse sentido, o Governador evidenciou também as condições do Estado para o comprimento das diretrizes da compliance, pontuando os pontos fortes do Tocantins em relação ao seu posicionamento central do Brasil.

“A fertilidade do solo e a facilidade de mecanização são vantagens significativas. Esses fatores, aliados à infraestrutura logística, como ferrovias e rodovias, tornam Tocantins um local propício para investimentos no setor agropecuário. Por fim, construímos, nos últimos anos, todo o arcabouço legal que dá sustentação e segurança jurídica aos players”, comentou.

O Governo do Tocantins projeta movimentar mais de R$ 2,5 bilhões com a 23ª Agrotins, o maior evento do setor agropecuário no Norte do Brasil e a segunda maior feira do setor no país.

Confira a íntegra da entrevista neste link: https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/o-estado-que-pode-pacificar-relacao-do-governo-lula-com-o-agro/.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais