Vereador de Palmeirante é denunciado por uso de veículo oficial para viagem pessoal

Nesta quinta-feira,16, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) por improbidade administrativa contra o vereador do município de Palmeirante Vicente Lopes Coelho, pelo uso de veículo oficial da Câmara Municipal para passeio turístico no estado do Pará.

A viagem, conforme informação constante na denúncia, e comprovada pela empresa responsável pela travessia entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), foi realizada na tarde do dia 30 de junho deste ano, sendo confirmada a presença do vereador e familiares no veículo por testemunha. Além dessa data, a empresa apresentou comprovações de outras travessias posteriores, feitas pelo vereador e identificadas pela placa do veículo oficial.

Diante do fato, o MPTO chegou a solicitar posicionamento do parlamentar Vicente Lopes Coelho, mas não obteve resposta. O presidente da Câmara, por sua vez, confirmou a utilização do veículo pelo vereador, porém disse que não há documentação sobre o itinerário e tampouco fiscalização pelo órgão.

Anúncio no meio do texto

Na ACP, oriunda da 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins, o MPTO, é requerido que o vereador seja condenado pela prática de ato de improbidade administrativa, com a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Entre outras medidas, a ação solicita o pagamento de multa civil equivalente a quatro vezes o valor do subsídio do vereador, no total de R$ 16.570,32, e mais R$ 10.000,00 a título de danos morais coletivos.

Recomendação

No mês de setembro, após receber a denúncia sobre o caso e realizar investigação, o MPTO encaminhou à Câmara Municipal de Palmeirante recomendação para que o ente realize a devida fiscalização do uso de veículo oficial, com regulamentação e fiscalização.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais