Uma vida de dores e espera: a saga do bebê Nicollas na busca por uma cirurgia
Em meio a um cenário de espera e sofrimento, o pequeno Nicollas Gael Rodrigues, de um ano e sete meses, aguarda desde o nascimento por uma cirurgia para a retirada de uma hérnia inguinal. O procedimento, que deveria ter sido realizado pelo Governo do Tocantins, tornou-se uma briga judicial para os pais, mas que agora celebram uma decisão favorável ao menino.
A história do pequeno Nicollas foi relatada por sua mãe, Naylma Rodrigues, que compartilhou o caso com a redação do jornal Primeira Página. Naylma, que mora em Palmas com o esposo e dois filhos, agora sente-se mais tranquila depois da decisão que determinou ao Governo do Tocantins que faça o procedimento.
A hérnia inguinal de Nicollas surgiu na região do saco escrotal, provocando muito inchaço e fortes dores, conforme relatou a mãe. Sem a cirurgia, o bebê corre risco, inclusive, de comprometimento irreversível da sua função reprodutiva, com a possível perda dos testículos.
A família vive na região Norte da cidade. A mãe Naylma (23) cuida da casa e das crianças, além de levar o menino para as consultas e exames médicos. O pai, Rodrigo Abreu (23), trabalha como ajudante na cidade. A outra filha do casal, Naylla Sofia, é mais velha e tem 07 anos.
“As dores dificultam muito e ele não come muito bem quando a hérnia está inchada, sente dores ao se movimentar e fica muito complicado para nós”, lamentou Naylma. A mãe destacou ainda que o bebê está um pouco abaixo do peso para sua idade, devido a dificuldade de se alimentar.
Diante da aflição e das necessidades de Nicollas, Naylma percorreu diversas unidades de saúde do Estado e do Município, buscando exames e uma solução para a retirada da hérnia, mas sem sucesso.
Durante esta jornada, a família obteve ajuda do Conselho Tutelar de Palmas e do Ministério Público do Tocantins, que foram à Justiça pelos direitos do pequeno Nicollas. No último dia 28, uma decisão do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas determinou a realização do procedimento cirúrgico.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, uma consulta pré-cirúrgica está agendada para o próximo dia 06 de outubro, restando assim poucos dias dentro do prazo determinado pela justiça para cumprimento do Governo.
Agora, resta para a família a confirmação exata da data em será realizada a cirurgia.