Uma vida de dores e espera: a saga do bebê Nicollas na busca por uma cirurgia

Em meio a um cenário de espera e sofrimento, o pequeno Nicollas Gael Rodrigues, de um ano e sete meses, aguarda desde o nascimento por uma cirurgia para a retirada de uma hérnia inguinal. O procedimento, que deveria ter sido realizado pelo Governo do Tocantins, tornou-se uma briga judicial para os pais, mas que agora celebram uma decisão favorável ao menino.

A história do pequeno Nicollas foi relatada por sua mãe, Naylma Rodrigues, que compartilhou o caso com a redação do jornal Primeira Página. Naylma, que mora em Palmas com o esposo e dois filhos, agora sente-se mais tranquila depois da decisão que determinou ao Governo do Tocantins que faça o procedimento.

A hérnia inguinal de Nicollas surgiu na região do saco escrotal, provocando muito inchaço e fortes dores, conforme relatou a mãe. Sem a cirurgia, o bebê corre risco, inclusive, de comprometimento irreversível da sua função reprodutiva, com a possível perda dos testículos.

Anúncio no meio do texto

A família vive na região Norte da cidade. A mãe Naylma (23) cuida da casa e das crianças, além de levar o menino para as consultas e exames médicos. O pai, Rodrigo Abreu (23), trabalha como ajudante na cidade. A outra filha do casal, Naylla Sofia, é mais velha e tem 07 anos.

“As dores dificultam muito e ele não come muito bem quando a hérnia está inchada, sente dores ao se movimentar e fica muito complicado para nós”, lamentou Naylma. A mãe destacou ainda que o bebê está um pouco abaixo do peso para sua idade, devido a dificuldade de se alimentar.

Diante da aflição e das necessidades de Nicollas, Naylma percorreu diversas unidades de saúde do Estado e do Município, buscando exames e uma solução para a retirada da hérnia, mas sem sucesso.

Durante esta jornada, a família obteve ajuda do Conselho Tutelar de Palmas e do Ministério Público do Tocantins, que foram à Justiça pelos direitos do pequeno Nicollas. No último dia 28, uma decisão do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas determinou a realização do procedimento cirúrgico.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, uma consulta pré-cirúrgica está agendada para o próximo dia 06 de outubro, restando assim poucos dias dentro do prazo determinado pela justiça para cumprimento do Governo.

Agora, resta para a família a confirmação exata da data em será realizada a cirurgia.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais