Tocantins lidera ranking entre aqueles que pensam em adotar uma criança

É celebrado na quinta-feira, 25, o Dia Nacional da Adoção. A passagem da data vem principalmente enfatizar o quanto é importante oferecer um lar para crianças e adolescentes que não tiveram a chance de crescer junto a uma família. Adotar é um ato de amor, mas também de consciência, e conforme informações do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Brasil existem quase 34 mil crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento e instituições públicas semelhantes. 

A respeito do tema, o último estudo realizado pela Famivita apontou que 61% dos brasileiros e brasileiras cogitam a adoção, sendo ela vista como uma alternativa. Nesse recorte, 28% dos participantes levariam em consideração a idade e/ou a aparência da criança. Os dados coletados também mostraram que Tocantins é o Estado em que mais pessoas veem a adoção como uma possibilidade, com 79% dos entrevistados respondendo positivamente. 

A região liderou, igualmente, no que diz respeito à pergunta sobre não se importar com a idade e/ou aparência da criança, com 81% destacando não levar tal aspecto em consideração. 

Em Goiás e no Maranhão, o número de entrevistados que relataram se verem adotando uma criança foi de 65% e 53%, respectivamente. O Piauí aparece no ranking com 59% e a Bahia com 61%. Já Pará e Mato Grosso figuram no gráfico com 67% e 60%, respectivamente. 

Conforme os dados coletados no estudo da Famivita, entre as pessoas que têm dificuldades para engravidar, 67% assinalaram pensar a respeito do tema. Já entre as pessoas com filhos, 58% disseram que a adoção é uma possibilidade, contra 64% das pessoas sem filhos. Entre as mulheres, 74% pontuaram não se importar com a idade e aparência, contra 57% dos homens. 

À procura de um perfil

Estima-se que haja no país aproximadamente 43 mil casais pretendendo adotar uma criança – um número bastante superior aos infantes disponíveis para esse processo, posto que cerca de 4 mil estão prontos para a adoção, no Brasil. 

A questão, porém, segundo profissionais da área, é que a maioria dos candidatos a adotantes demonstra preferências que são parecidas. Assim, há muitos candidatos a adotantes concorrendo pela adoção das mesmas crianças. Crianças brancas, sem irmãos, sem deficiência física ou cognitiva e com baixa idade costumam ser o perfil mais escolhido. 

Outro ponto abordado pelos especialistas é que há um forte componente cultural envolvido, os chamados “laços de sangue”, ou seja, a consanguinidade. Assim, ocorre com certa frequência de os adotantes terem em vista semelhanças físicas, buscando uma espécie de comprovação dessa vinculação biológica, preferindo uma criança ainda bebê e que apresente traços físicos similares aos da família pela qual será adotada.

Com tantos elementos e subjetividades atravessando o tema, boa parte dos casais geralmente passa do tratamento da infertilidade para a adoção, após esgotar as opções médicas disponíveis, procurando antes ter certeza que a gravidez biológica está fora do seu alcance. Vale ressaltar o quanto o caminho da adoção exige um enfoque diferenciado e um olhar sensível, não apenas da perspectiva de quem adota, mas do que é melhor para a pessoa adotada.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais