Agentes municipais iniciam curso sobre mecanismos de segurança do controle interno

Visando ampliar o conhecimento e as práticas sobre os mecanismos de segurança do controle interno da gestão municipal, na segunda, 22, teve início mais um curso ofertado pela Prefeitura de Palmas por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). Estão participando 28 servidores, da qualificação profissional ‘Função de Controle Interno: Atuação e responsabilidade de todos os servidores’ que tem foco nos agentes atuantes nos setores financeiro, jurídico e de recursos humanos do município.

A servidora e participante Lívia Santana, que atua no Financeiro da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), considera fundamental ter zelo com ações e decisões tomadas internamente.

“A gente lida com isso no dia a dia, através dos processos das demandas e cobrança das empresas de licitação, com isso realizamos entrega de produtos e materiais, para as casas de acolhimento às pessoas em vulnerabilidade social, é preciso passar essa organização e transparência das nossas ações perante o público que a gente atende, está sendo de grande valia”.

Quem está instruindo o conteúdo é André Fagundes Cheguhem, controlador-geral interino do município, que conceitua de forma clara sobre o assunto.“A função do controle interno é exercida por todos, é tudo aquilo que a administração pública faz internamente para controlar os serviços”.

No que diz respeito a Instrução Normativa (IN) 1/2022 da Secretaria de Transparência e Controle Interno (Setci), o instrutor acrescenta.

“As pastas lidam diretamente com essa IN e elas precisam entender o porquê da sua elaboração e como se aplica a realidade de cada uma das unidades gestoras e dos agentes, como que eles podem manejar esses instrumentos no seu dia a dia, para chegar a isso é preciso sensibilizar antes sobre a importância de um sistema de controle interno, sobre gerenciamento de riscos, elaboração de planos de risco e demonstrar isso na prática”.

“Prestação de contas e licitações é um assunto muito pertinente porque é algo que a gente trabalha corriqueiramente e sempre precisa ser atualizado. É muito importante esse momento para a gente poder estar por dentro do novo modelo de matriz de risco do controle interno, entender que todos nós como servidores temos essa função”, destacou Mariana Marinho Walcacer, diretora de Apoio e Monitoramento às Unidades Executoras das Secretarias de Educação.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais