SES-TO inicia distribuição de nova remessa de testes rápidos da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) oficializou aos municípios a distribuição pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/TO, da 16ª pauta de distribuição de testes rápidos de antígeno (TR-Ag) da Covid-19, enviada pelo Ministério da Saúde (MS). A ação dará continuidade ao Plano Nacional de Expansão da Testagem para a Covid-19 (PNE-Teste), e os municípios terão até o dia 17 de fevereiro para realizar a retirada em Palmas e Araguaína. 

A diretora de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES-TO, Gisele Luz  explica que, “o quantitativo de testes disponibilizados para cada município baseia-se no número de notificações no período de novembro e dezembro de 2022. Por isso é importante o monitoramento epidemiológico, é imprescindível que todos os TR-Ag (independente do resultado do teste) sejam devidamente registrados nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde (e-SUS Notifica), a fim de manter uma série histórica de cada município, o que facilita na definição das estratégias de vigilância”, disse.

O documento enviado ressalta que caso o município não atenda o prazo estimado, os testes serão considerados estoque estadual para atender às possíveis demandas de urgência e emergência de outros municípios. Para retirada, deve-se seguir o fluxo normal, com a apresentação do ofício assinado pelo (a) Secretário (a) Municipal de Saúde com a solicitação.

Circulação viral

A SES-TO também reforça aos gestores municipais de Saúde que mantenham a realização das coletadas para realização do exame RTq-PCR, mesmo havendo disponibilidade de testes rápidos de antígeno. “ Há  necessidade de  realizar o sequenciamento genômico e monitorar as variantes do SARS-CoV-2 no Estado e no país, bem como realizar diagnóstico diferencial de outros vírus respiratórios no Lacen e Centros Nacionais de Influenza”, diz o documento.

As coletas de RT-PCR devem ocorrer nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizada como em uma parcela dos casos suspeitos de Covid-19, leve ou moderados, com amostras coletadas para realização do exame RTq-PCR, mesmo havendo disponibilidade de testes rápidos de antígeno.

Para mais informações os municípios devem entrar em contato com a Gerência de Doenças Transmissíveis/Área Técnica das Doenças Imunopreveníveis por meio dos telefones (63) 3218-1768 e 9 9978-7932 ou pelo email: covid19areatecnica@gmail.com.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais