IVM promove curso sobre adequação da Lei Geral de Proteção de Dados

A primeira qualificação do ano, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), teve início na manhã desta segunda, 23, com a participação de 60 servidores de 18 secretarias municipais. O curso ‘Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)’, que abriu o ano, propõe análise e adequação dos serviços municipais em concordância com as normas da Lei de Nº 13.709/2018, legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais.

Ana Claudia Aguiar ministra o curso e ressaltou a importância da população de ter conhecimento sobre a lei de tratamento de informações, tanto quanto as instituições que as coletam. “Muitas vezes as pessoas não exercem seu direito, por falta de conhecimento, essa lei deve ser amplamente divulgada, e a administração pública é nossa, é pública”, disse, dando ênfase no dever das administrações em estarem em conformidade à lei e transparência com a população.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Humano da Seplad, Francisco Costa, para toda a gestão, em especial a de recursos humanos, o curso será de grande proveito. “A gente tem a cautela com todos esses dados dos servidores, se não tivermos o cuidado devido, como determina a lei, pode implicar em multa e outras sanções muito sérias, temos grande responsabilidade pela salvaguarda desses dados.”

Quem também está participando do curso é a presidente da Agência de Tecnologia da informação da Prefeitura de Palmas (Agtec), Yrene Tomiko Nakamura Lima, que fez ponderações sobre o tema. “Os princípios estudados são fundamentais para organizar esse universo que precisa ser transparente e seguro. Os dados são considerados uma moeda de troca valiosa no atual cenário de massificação de coleta e leads.”

A presidente interina do instituto, Adriana Aguiar, esteve na abertura para desejar aos cursistas um ótimo aproveitamento. “Essa é mais uma ação de zelo da prefeitura para o servidor público municipal. Uma temática  tão importante e necessária, pois sabemos que os servidores comprometidos fazem de tudo para dar o melhor sempre, mas a legislação muda constantemente, elogiamos a participação de todos aqui.”

Acompanhando a presidente interina, estiveram também o diretor de capacitação e aperfeiçoamento, Eduardo Lustosa, e o diretor da  IB Consulting, Pedro Pires.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais