HGP promove curso para instrumentador em neurocirurgia

Nos dias 21 e 22 de janeiro, aconteceu o primeiro Curso Teórico Prático de Instrumentação Neurocirúrgica, no Hospital Geral de Palmas (HGP), em parceria com a Liga de Estudantes de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal do Tocantins-UFT. O curso nasceu da necessidade interna em capacitar instrumentadores cirúrgicos para o manuseio correto dos instrumentos e facilitar o trabalho dos profissionais da área durante os procedimentos cirúrgicos no hospital.

Segundo a neurocirurgiã do HGP e coordenadora da Liga, Adria Simões, foram os próprios alunos que perceberam as dificuldades durante as cirurgias e sugeriram o curso.  “Foram dois dias de curso, onde vamos trabalhar a parte teórica, mas com muita ilustração e vídeos e no segundo dia, com o apoio da direção do hospital, nós conseguimos isolar duas salas cirúrgicas para montar as extrações na prática. Simulamos as dificuldades que temos durante a rotina cirúrgica, os alunos colocaram a mão no instrumental, ensinamos como que passa o instrumental para a mão do neurocirurgião, como que monta um clip de aneurisma na pinça, são ensinamentos bem específicos”, disse.

O neurocirurgião do HGP, Gustavo Leobas, foi um dos palestrantes do curso. “Na minha palestra o foco foi mais na parte de cuidados para evitar infecções durante uma cirurgia, como metodizar o processo de instrumentação cirúrgica, prever problemas que possam ocorrer. Eu gosto de falar que cirurgia é como um voo, que você precisa de tudo que você vai utilizar durante o voo antes de decolar, e a cirurgia é do mesmo jeito, você tem que prever tudo que você vai precisar checar se está tudo funcionando, antes de começar a cirurgia.”

O curso contou também com palestra da neuropsicóloga, Isabela Bernardes, que abordou sobre a gestão das emoções e melhor desempenho no trabalho, além da importância do trabalho em grupo dentro de um centro cirúrgico.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais