SES-TO capacita alunos de enfermagem e técnicos sobre manejo de resíduos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está ofertando durante toda essa semana uma capacitação sobre gerenciamento de resíduos hospitalares para os alunos de enfermagem e técnicos de enfermagem, de várias instituições de ensino, que irão estagiar no Hospital Geral de Palmas-HGP. A ação é coordenada pela Gerência de Resíduos, da Superintendência de Gestão Administrativa da pasta.

A analista de gestão de resíduos da SES-TO, Daiane Santos, explica que o objetivo da capacitação é preparar esses alunos para atuarem dentro da Unidade.

“Os técnicos de enfermagem é quem faz a prática da assistência ao paciente, então eles são de fato os maiores geradores de resíduos, do tipo biológico, por isso a importância da capacitação para aprender sobre o objetivo do gerenciamento de resíduos e suas etapas; identificação e classificação dos resíduos; separação adequada quanto aos seus subgrupos, destinação final ambientalmente adequada; normas técnicas de regulamentação do processo de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, dentre outros.”

A gerente complementa que, “hoje (09) nós estamos com os alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da UNITOP, mas já passaram por aqui várias instituições de ensino como o SENAC, UNIP, CESUP, ULBRA e Colégio Frederico.”

 A aluna Vanessa da Silva Souza está no 3º período do curso técnico de enfermagem da Unitop, e participou da capacitação. “Eu acho muito importante esse tipo de orientação, pois quanto antes a gente aprender sobre manejo de resíduos, mais preparados para estagiar nas Unidades Hospitalares vamos estar, e correndo menos riscos.”

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais