Sentiu sintomas de covid-19? Saiba onde fazer testes na rede pública de Palmas

Em Palmas, as 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) realizam testagem para diagnóstico da covid-19 por demanda espontânea para pessoas que estão com sintomas gripais e/ou que tiveram contato com caso confirmado. O teste rápido de antígeno e o RT-PCR são as duas formas de diagnóstico ofertadas na rede municipal, conforme alguns critérios.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que o teste rápido de antígeno é disponibilizado somente para idosos, gestantes, crianças, pessoas com comorbidades, profissionais das forças de segurança, profissionais de saúde e pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que necessitam de transferência para o hospital ou de diagnóstico imediato para conduta médica. O resultado deste teste fica pronto em aproximadamente 15 minutos. 

Para a população em geral que não esteja em nenhum desses grupos, está disponível o teste RT-PCR que é coletado nas USFs ou nas UPAs e encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen-TO). O resultado deste exame leva, em média, 72 horas para sair. Os pacientes que estão com sintomas de covid-19 devem ficar em isolamento até o final dos sintomas para evitar a transmissão e utilizar máscara de proteção.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais