Fevereiro Laranja é o mês de incentivo a doação de medula óssea

Em alusão ao ‘Fevereiro Laranja’, mês de combate à Leucemia, o Hemocentro Regional de Araguaína (HEMARA) tem promovido várias ações para conscientização sobre a importância da realização do cadastro de medula óssea. O transplante é indicado para o tratamento da doença que ocupa a décima posição entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Além da realização de cadastro de doadores, a unidade estará promovendo durante todo o mês, palestras sobre a temática. Para as atividades, o HEMARA tem como parceiros  a Universidade Presidente Antônio Carlos (UNITPAC) e a Secretaria Municipal de Saúde do município de Bandeirantes.

“As parcerias são importantes para aumentar o número de cadastro, com a diminuição da idade para se tornar um doador, que hoje é de 18 a 35 anos, limitou muito as ações e temos buscado estratégias para sensibilizar esse público. Quanto mais pessoas sensibilizadas para essa causa, mais chance de salvar vidas”, destacou a responsável pela Captação de Doadores do HEMARA, Laura Elice de Souza Ferreira Miranda.

Na UNITPAC, foram realizados 86 cadastros de candidatos à doação de medula óssea desde o inicio da campanha que vai até hoje, dia 7 de fevereiro.  “Foi super tranquilo e rápido, só tive que preencher uma ficha e tirar um pouco de sangue, além da possibilidade de ajudar uma pessoa, tem o benefícios como, por exemplo, isenção de taxa em concursos públicos”, destacou o estudante do 3° período de medicina, Lucas Pitol Sampaio.

No dia 13 de fevereiro, uma equipe do HEMARA estará no município de Bandeirante, das 8h às 17 horas, na Unidade Básica de Saúde Dona Gercina, para realizar uma ação de cadastro de medula óssea.

“todos os anos a secretaria programa ações de saúde dentro dos calendários de campanhas, este mês de fevereiro, é o mês de combate à leucemia, e como no ano passado tivemos um caso do nosso gestor municipal foi diagnosticado com leucemia e que graças a Deus venceu a doença, nos sensibilizou a temática, por isso decidimos fazer a ação no nosso município”, afirmou a secretária de saúde do município de Bandeirante, Samara dos Santos Rezende Feitosa.

Os interessados em fazer uma parceria com o Hemocentro em Araguaína podem entrar em contato com o setor de Captação de Doadores, pelos telefones 63 3411-2915 e/ou 2916, ou pessoalmente na unidade, localizada na avenida 13 de maio.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais