Secretaria da Segurança Pública estabelece programa de estágio supervisionado

A Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins instituiu, na manhã de quinta-feira, 25, um novo regulamento interno para a Central de Estágio Supervisionado. A medida tem como objetivo estabelecer critérios claros para o recrutamento, seleção e acompanhamento de estágios obrigatórios no âmbito da instituição. 

O programa de estágio é uma iniciativa da Superintendência de Segurança Integrada (SSI) e é direcionado a estudantes regularmente matriculados em instituições de educação superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou que a finalidade principal do programa é preparar esses estudantes para a inserção no mercado de trabalho, oferecendo experiências produtivas e enriquecedoras. “Tive a oportunidade de ser professor universitário e percebi essa necessidade dos alunos do Direito, de ter uma prática  jurídica, mas na época nós não tínhamos a segurança jurídica necessária para ter esse estagiários conosco. Agora, com esse regulamento, as universidades poderão ter a Segurança Pública como um grande laboratório. Não só com alunos do Direito, mas da Psicologia, Assistência Social e demais áreas afins”, destacou. 

A superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holando Ubaldo, reforçou a importância do programa de estágio também para a população. “Esse é um momento histórico para a Secretaria da Segurança Pública, pois era um desejo antigo da pasta poder promover esse programa de estágio e ter essa integração com os universitários.  Além dos estudantes, a maior beneficiária desse programa será a população que poderá contar com um atendimento mais eficaz”, enfatizou. 

Sobre o programa 

O programa será gerido pela Secretaria da Segurança Pública em conjunto com a Escola Superior de Polícia Civil (Espol) e a Gerência de Gestão de Pessoas. A Espol será responsável por gerenciar e direcionar os estudantes para as unidades que manifestarem interesse. 

A duração do estágio obrigatório é limitada a um semestre letivo, mas poderá ser renovada por até dois anos. 

A professora e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Naima Worm, parabenizou a pasta pela iniciativa e reforçou o caráter pedagógico dos programas de estágio. “Para nós das instituições de ensino superior é gratificante participar desse momento. Porque não adianta nós termos profissionais bem formados, em universidades bem qualificadas, e eles não terem essa prática profissional. Então essa parceria vem agregar, pois essa troca promove o arejamento das instituições, com os estudantes que chegam cheios de novas ideias, ao mesmo tempo que esses estudantes absorvem um pouco da experiência do profissional que está ali acolhendo aquele aluno e supervisionando as atividades”, frisou. 

Participaram da assinatura do regulamento os representantes da Universidade Católica do Tocantins, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Ulbra Palmas e União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins (Unest/Paraíso). 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais