Sebrae realiza rota gastronômica para identificar pratos com memória afetiva

Além de despertar sensações que aguçam o paladar e saciam a fome, a comida é um campo onde acessamos as lembranças e afetos de momentos que nos fizeram felizes no passado. É com essa perspectiva, que o Sebrae Tocantins e a Prefeitura de Porto Nacional realizam a rota gastronômica de Porto Nacional, cidade distante 60 km de Palmas. O objetivo é identificar pratos que remetem à história do município.

O projeto tem como proposta criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios de Porto Nacional, estimulando a inovação, criatividade e a competitividade, além de fortalecer a identidade gastronômica local e atrair fluxo turístico para a região.

A ideia da iniciativa, conforme a analista do Sebrae Admary Monteiro, é desenvolver o turismo gastronômico em Porto Nacional, por meio de ações que possam gerar fluxo de turistas, emprego e renda, de modo a impulsionar o desenvolvimento econômico local, com ênfase aos pequenos empreendedores.

“Estamos na fase de mapear as histórias desses empreendedores com a essência da cidade. Queremos que o cardápio seja vendido com proposta, com histórias, amor e afeto”.

A analista também destaca que um dos focos da rota é transformar Porto Nacional numa referência gastronômica da região central do Tocantins. “Pretendemos que esta iniciativa seja um atrativo da cidade e que as pessoas tenham vontade de visitar o local porque lembram da comida e das memórias afetivas que os pratos despertam”, pontua.

Foto: Divulgação/Sebrae

Segundo Ângela Dantas, diretora da Cultura e Turismo de Porto Nacional, as rotas gastronômicas são tendências em todo País e, nesta mesma perspectiva, eventos desta natureza tem crescido nos municípios do Estado, porque é uma forma de fortalecer a cultura e a história local, por meio da culinária. “Em Porto Nacional está sendo criada a rota gastronômica para que os turistas vivenciem os sabores da nossa terra e tenham a sensação de pertencimento às histórias que o município viveu. A gastronomia está diretamente ligada ao turismo. Então é fundamental levar o turista a conhecer a nossa cultura, por meio dos cheiros e sabores da nossa comida”.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais