Saúde firma parceria com UFT para atendimento às vítimas de violência sexual

A busca por uma assistência mais humanizada às vitimas de violência sexual atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, levou a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) a firmar uma parceria com o Centro de Práticas Integrativas Complementares da Universidade Federal do Tocantins (CEPIC-UFT). O acordo foi firmado na segunda-feira, 05 e contou com a presença de representantes do Serviço de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência Sexual (SAVIS) do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) e da unidade educacional.

O encontro evidenciou o compromisso conjunto em desenvolver abordagens inovadoras e integrativas para lidar com a violência sexual, reconhecendo a importância de uma resposta holística e sensível a essa questão. Tanto o SAVIS quanto a Universidade Federal de Tocantins demonstraram entusiasmo com as possibilidades de colaboração e esperam avançar na implementação de estratégias conjuntas nos próximos meses.

Durante o encontro, a coordenadora do SAVIS, Sâmia Chabo, ressaltou a importância das Práticas Integrativas no processo de recuperação das vítimas, destacando sua capacidade de promover a resiliência e o bem-estar emocional das pacientes. “As Práticas Integrativas oferecem um caminho para a cura holística, abordando não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais e mentais das sobreviventes de violência sexual”.

A coordenadora do Laboratório de Práticas Integrativas da Universidade Federal de Tocantins, Ana Edith, enfatizou a relevância da expansão dessas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS) como ferramentas essenciais para promover a saúde integral e o bem-estar das pessoas atendidas. “A integração das Práticas Integrativas no SUS representa um passo significativo para oferecer suporte emocional e terapêutico abrangente às vítimas de violência sexual”, acrescentou Ana Edith.

Dados

Segundo os dados do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em 2023 foram atendidos 346 novos casos. Referência no Tocantins, o serviço funciona desde 2012, é aberto todos os dias, 24 horas, sem necessidade de encaminhamento. Se precisar de ajuda, ou informações sobre o atendimento é preciso ligar no telefone: 63 3218-7786.

CEPIC

O local oferece um quadro com terapias holísticas, que fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PNPIC) e o atendimento é realizado por professores da UFT e por terapeutas tocantinenses parceiros do Centro. Os serviços oferecidos são totalmente gratuitos e abrangem tanto a comunidade acadêmica e servidores da UFT, e também a comunidade externa.

Quem procurar a unidade pode receber os serviços de: Massoterapia; Bambuterapia; Ventosaterapia; Reflexologia Podal; Termoterapia com pedras vulcânicas; Auriculoterapia; Barra de Acess; Reiki; Thetahealing; Constelação Familiar em Grupo; Aromaterapia; Arteterapia, entre outros.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais