Saúde aprova ampliação da rede de cuidado à pessoa com deficiência

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aprovou, na última reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-TO) de 2023, o Plano de Ação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que visa à captação de recursos com o Ministério da Saúde (MS), para construção de mais seis Centros Especializados em Reabilitação. O evento ocorreu na quarta-feira, 6, no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) e contou com representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

“Estamos pactuando e aprovando esse plano que expande os atendimentos da pessoa com deficiência. O plano estadual é para os próximos três anos e pretende expandir o atendimento da pessoa com deficiência com a construção de mais seis centros de reabilitação. Em dois deles, Sítio Novo e Dianópolis, a homologação dos recursos foi realizada hoje. Com a aprovação, buscaremos recursos com o Ministério da Saúde para a construção das demais unidades”, destacou a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência/SES-TO, Rosa Helena Ambrosio de Carvalho.

Também foi aprovada, em plenária, a Linha de Cuidado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que prevê o fluxo de atendimento, iniciando desde o nascimento da criança por meio da carteirinha de vacinação, em que é feito o acompanhamento da criança. “Havendo a suspeita do TEA, o fluxo vai dizer onde e para quem ele deve ser encaminhado”, explicou Rosa Helena Ambrosio de Carvalho.

Ainda como pautas da SES-TO, foram aprovadas a Norma Operacional n° 04/2023, que trata dos critérios e das atribuições para ação de controle e surtos e epidemias de arboviroses urbanas e a Nota Técnica n° 01/2023, que trata das ações de vigilância referente à febre amarela. “As normativas aprovadas vêm para orientar os municípios quanto à realização dessas ações de vigilância, assim os gestores terão o direcionamento de como e quando devem atuar para o controle desses zoonoses”, pontuou a gerente de Vigilância das Arboviroses/SES-TO, Christiane Bueno Hundertmarck.

O secretário de Estado da Saúde e presidente da CIB, Carlos Felinto, encerrou a reunião destacando as ações realizadas durante todo o ano de 2023. “Quero parabenizar todos os membros desta Comissão, pelo excelente trabalho que foi realizado em todo o ano de 2023. Aqui, foram aprovadas pautas importantes que têm refletido diretamente no atendimento da nossa população. Juntos, podemos construir um Sistema Único de Saúde cada dia melhor para os tocantinenses. O governador Wanderlei Barbosa tem feito uma gestão com olhar no fortalecimento dos municípios e seguiremos com as parcerias em 2024”, concluiu o secretário. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais