Provas do processo seletivo para diretor escolar serão aplicadas neste domingo, 22

Os mais de 700 candidatos inscritos no processo seletivo para a função pública de diretor de unidade escolar da rede estadual farão as provas do certame no próximo domingo, 22, das 9h15 às 13h15, os portões estarão abertos a partir das 8h15. Serão 13 locais de aplicação: um em cada cidade sede da Superintendência Regional de Educação (SRE).

O edital foi lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na segunda quinzena de agosto. A seleção de diretores das unidades escolares faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e visa a efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais e atende a Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).

Os aprovados nas três etapas do concurso exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução desde que se submeta a novo processo de seleção. Entre os critérios de seleção é necessário ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na Educação Básica. É preciso ainda atender aos critérios de competências técnico-profissionais para o exercício da função de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de ensino, dispostas no edital.

Anúncio no meio do texto

Etapas e cronograma

O processo seletivo para a função de diretores escolares terá três etapas. A primeira é a Avaliação de Competência Técnica de caráter eliminatório e classificatório.  A prova objetiva, que será aplicada pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), terá 50 questões de múltipla escolha e acontece no dia 22 de outubro nas cidades sede das 13 SREs.

A segunda etapa é a entrega e a avaliação do Plano de Gestão Escolar e da documentação comprobatória dos títulos, de caráter eliminatório e classificatório. A última é a entrevista dos candidatos, de caráter eliminatório e classificatório.

Exceções

As unidades escolares, regidas por convênios ou outros instrumentos congêneres celebrados com a Seduc, utilizam-se de outros critérios técnicos para a escolha de diretores. Entre essas escolas estão as indígenas e quilombolas; da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); as Unidades Prisionais, os Centros de Socioeducação e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Formação

Conforme o titular da Seduc, Fábio Vaz, o Processo de Seleção para Função Pública de Diretor da Unidade Escolar Diretor de Unidade Escolar, além de fortalecer a gestão democrática, promove a autonomia das escolas e consequentemente a qualidade do ensino na rede estadual. “Todo o processo está sendo realizado com muita seriedade e critério, a fim de que tenhamos gestores cada vez mais qualificados à frente das nossas escolas. Para isso, além de serem avaliados em todas as etapas, os servidores selecionados, que tomarão posse em janeiro, passarão por uma formação no início de 2024 e posteriormente os diretores serão contemplados com uma especialização em gestão ofertada em parceria com a Seduc e a Unitins”, elencou.

O edital completo e demais informações do certame estão disponíveis no site da Unitins.

Confira os locais de prova

Araguatins – Colégio da Polícia Militar CMTO Professora Antonia Milhomem

Araguaína – Colégio Estadual Guilherme Dourado

Arraias – Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro

Colinas – Colégio Militar do Estado do Tocantins – João XXIII

Dianópolis – Colégio João d’Abreu

Guaraí – Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão

Gurupi – Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão

Miracema – Escola Estadual Oscar Sardinha Avenida Industrial

Palmas – Colégio Militar do Estado do Tocantins – Senador Antônio Luiz Maya

Paraíso do Tocantins – Centro de Ensino Médio José Alves de

Pedro Afonso – Colégio de Tempo Integral Professor Antônio Berlamino

Porto Nacional – Escola Estadual Irmã Aspásia Rua Aureliano

Tocantinópolis – Colégio Dom Orione

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais