Projeto Escola Segura; Tocantins é premiado durante Fórum de Governadores

O aplicativo Escola Segura, do Governo do Tocantins, foi um dos vencedores do 2° Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, que reconhece inovações e excelência nos serviços públicos, juntamente com outros dois projetos dos estados do Mato Grosso do Sul/MS e Goiás/GO. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, recebeu a premiação nesta terça-feira, 23, durante o Fórum de Governadores do Brasil Central (BrC), realizado em Brasília/DF.

O projeto vencedor é uma ferramenta da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de ser um canal de comunicação entre a comunidade escolar e a segurança pública. No aplicativo, há um botão de pânico e um canal de denúncia, fornecendo um meio fácil e rápido para os usuários solicitarem ajuda imediata em casos de emergências, como ameaças à segurança pessoal ou situações de perigo. 

“A nossa gestão está agindo rápido, com soluções inovadoras que se antecipam a possíveis casos e proporciona exatamente o que o nosso projeto vencedor se propõe, escolas mais seguras”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Anúncio no meio do texto

O prêmio Boas Práticas em Gestão é promovido pelo BrC para reconhecer iniciativas dos estados que contribuíram com avanços significativos em diversas áreas. Nessa edição, lançada em julho de 2023, o BrC recebeu 139 inscrições, com projetos divididos nas seguintes categorias: Desenvolvimento Econômico, Educação, Infraestrutura e Logística, Gestão Pública, Saúde Pública e Saúde Pública. 

1° Fórum de 2024

Além da entrega do prêmio, a segurança alimentar foi colocada em pauta como uma das prioridades das iniciativas do BrC para este ano. O governador Wanderlei Barbosa esteve presente no evento, ao lado dos demais governadores dos estados que compõem o BrC, Ibaneis Rocha (DF), Ronaldo Caiado (GO), Carlos Brandão (MA), Mauro Mendes (MT), Eduardo Riedel (MS) e Marcos Rocha (RO). 

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também participou do evento e, em conjunto com o Consórcio BrC, assinou um Acordo de Cooperação Técnica sobre o Plano Brasil sem Fome, que desempenha 80 ações e programas, com mais de 100 metas propostas pelos 24 Ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). 

O governador Wanderlei Barbosa, ao discursar sobre o tema, ressaltou a importância da cooperação entre os estados, para garantir uma alimentação de qualidade para todos os cidadãos. “É importante essa abordagem colaborativa que transcende as fronteiras estaduais. O Governo do Tocantins reconhece os desafios que exigem soluções integradas e coordenadas. Estamos buscando estratégias conjuntas para enfrentar as questões que afetam não só o Tocantins, mas também a região central do Brasil”, pontuou o Governador. 

Novo presidente do Fórum BrC

O início das atividades de 2024 também foi marcado pela realização da Assembleia de Governadores do BrC, quando foram realizadas a eleição e a posse do novo presidente da instituição. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi escolhido pelo BrC e ocupará o cargo por um período de um ano. O BrC tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre os estados membros, para assim tornar a região ainda mais competitiva.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais